Projetos inovadores na área rural poderão ser premiados pela CRA — Rádio Senado
Comissão de Agricultura

Projetos inovadores na área rural poderão ser premiados pela CRA

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA) aprovou a criação da Medalha Inovação no Campo (PRS 67/2019), projeto do senador Jayme Campos (DEM – MT), para premiar iniciativas tecnológicas voltadas para o desenvolvimento da produção rural. A reportagem é de Marcela Diniz, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

04/09/2019, 12h57 - ATUALIZADO EM 04/09/2019, 15h46
Duração de áudio: 02:02
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza reunião com 3 Itens. Entre eles, o PRS 67/2019 que institui a Medalha Inovação no Campo.

Presidente da CRA, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) à mesa.

Bancada:
senador Jayme Campos (DEM-MT); 
senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: PROJETOS INOVADORES NA ÁREA DA PRODUÇÃO RURAL PODERÃO SER PREMIADOS PELO SENADO. LOC: É O QUE DIZ UM PROJETO APROVADO PELA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA. REPÓRTER MARCELA DINIZ: (Repórter) Para estimular e premiar iniciativas tecnológicas voltadas para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária, em especial aquelas gestadas nas agritechs, como são conhecidas algumas startups do setor primário, o senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, propôs a criação da “Medalha Inovação no Campo”: (Jayme Campos) São iniciativas modernas, quase sempre comandadas por jovens universitários, que estão impactando positivamente o desenvolvimento do nosso país, gerando emprego e renda para a população. Premiar soluções que, a partir do emprego de novas tecnologias, vão catalisar o desenvolvimento da agricultura e da pecuária, tornando o agronegócio brasileiro mais eficiente e sustentável. (Repórter) A “Medalha Inovação no Campo” seria concedida anualmente pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária a três projetos indicados por senadores e escolhidos por um conselho que contaria com a participação de entidades da sociedade civil do setor de inovação rural. A presidente da Comissão, senadora Soraya Tronicke, do PSL de Mato Grosso do Sul, foi a relatora do projeto e acredita que o prêmio é um reconhecimento público dos empreendedores de uma área estratégica para a economia brasileira: (Soraya Tronicke) Jovens empreendedores, detentores de boas ideias, usam tecnologia, big data, internet das coisas e até o conceito de economia compartilhada para revolucionar a maneira como o produtor cuida da lavoura e do seu negócio. É, sem dúvida, pertinente a iniciativa ora proposta no sentido de premiar projetos tecnológicos que tenham se destacado por oferecer soluções inovadoras aos problemas do setor rural. (Repórter) Segundo dados de 2017 da Associação Brasileira de startups, o Brasil possui cerca de duzentas agritechs, algumas delas nascidas dentro das universidades, em iniciativas do tipo “incubadoras de empresas”. O projeto de Resolução que cria a “Medalha Inovação no Campo” foi aprovado na Comissão de Agricultura e segue para análise da Comissão Diretora do Senado. PRS 67/2019

Ao vivo
00:0000:00