Grandes fortunas podem ser taxadas para impulsionar crescimento — Rádio Senado
Economia

Grandes fortunas podem ser taxadas para impulsionar crescimento

A cobrança de impostos sobre os mais ricos pode ser um caminho para ajudar o mundo a superar a crise provocada pela covid-19. A recomendação, feita pelo Fundo Monetário Internacional, tem o apoio do senador Plínio Valério (PSDB-AM), autor de projeto de lei (PLP 183/2019) que taxa as grandes fortunas. A reportagem é de Bruno Lourenço, da Rádio Senado.

15/10/2020, 18h32 - ATUALIZADO EM 16/10/2020, 08h24
Duração de áudio: 01:22
Sessão deliberativa extraordinária semipresencial, para análise de indicações de embaixadores do Brasil em diversos países e para o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM). Ordem do Dia. 


À bancada, em pronunciamento, senador Plínio Valério (PSDB-AM).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado / Arquivo

Transcrição
LOC: A COBRANÇA DE IMPOSTOS SOBRE OS MAIS RICOS PODE SER UM CAMINHO PARA AJUDAR O MUNDO A SUPERAR A CRISE PROVOCADA PELA COVID-19. LOC: A RECOMENDAÇÃO, FEITA PELO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL, TEM O APOIO DO SENADOR PLÍNIO VALÉRIO, DO PSDB DO AMAZONAS, AUTOR DE PROJETO DE LEI QUE TAXA AS GRANDES FORTUNAS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. TÉC: O Fundo Monetário Internacional melhorou a expectativa para o desempenho da economia no Brasil e no mundo neste ano. E disse que a recuperação pode ser mais rápida se os governos focarem na progressividade de seus sistemas tributários. Ou seja, cobrar mais da parte de cima da pirâmide e menos das camadas mais pobres. Para o senador Plínio Valério, essa é uma conclusão que a Europa e até países liberais como os Estados Unidos estão chegando também. O senador do PSDB do Amazonas acredita que o projeto que ele apresentou no ano passado de criação do Imposto sobre Grandes Fortunas ganhou ainda mais importância com a pandemia. (Plínio): A revista Forbes mostrou que 42 milionários brasileiros enriqueceram juntos na pandemia o equivalente a 177 bilhões de reais. Então é justo, é sensato que as pessoas que ganharam dinheiro na pandemia possam ajudar, retribuindo aqueles que sofreram, perderam seus empregos, não tem acesso a medicação, a alimentos. (Repórter): Plínio Valério explica que a taxação de grandes fortunas é uma forma de o empresário retribuir o sucesso obtido a partir da infraestrutura de transportes, de telecomunicações e energética proporcionada pelo País. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço. PLP 183/2019

Ao vivo
00:0000:00