Projeto

Projeto que prevê Libras em repartições públicas segue para Câmara

01:37Projeto que prevê Libras em repartições públicas segue para Câmara

Transcrição LOC: SEGUE PARA CÂMARA DOS DEPUTADOS O PROJETO QUE PREVÊ TRATAMENTO ESPECIALIZADO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS. LOC: AS REPARTIÇÕES PÚBLICAS DEVERÃO OFERECER ATENDIMENTO POR MEIO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. A REPORTAGEM É DE RAQUEL TEIXEIRA. (Repórter) O objetivo da proposta é garantir que pessoas com deficiência auditiva recebam atendimento adequado por meio de tradutores, intérpretes de Libras e outros profissionais capacitados, conforme a necessidade do cidadão. A intenção do Projeto de Lei 155 de 2017 é alcançar qualquer serviço prestado pelas repartições públicas, empresas concessionárias de serviços e instituições financeiras. O senador Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade do Paraná, defende que todos os brasileiros precisam ter as mesmas oportunidades e direitos. (Flávio Arns) Não é admissível conceber que cidadãos sejam alijados do exercício pleno em função da incapacidade estatal de bem interagir da maneira que melhor lhes atenda. (Repórter) Arns explica que, no Brasil, é reconhecida a existência de dois idiomas vigentes. (Flávio Arns) Temos duas línguas no Brasil: uma é a Língua Portuguesa, e a outra é a Língua Brasileira de Sinais, que é a língua oficial para a pessoa que porventura não tenha, em função da surdez, a capacidade de usar a Língua Portuguesa oral para se comunicar. (Repórter) Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, aponta que 6,2% da população possui algum tipo de deficiência. São mais de 10 milhões de brasileiros que muitas vezes ficam impossibilitados de praticar atividades básicas, como se locomover e até se comunicar com outras pessoas.

Segue para a Câmara dos Deputados o projeto (PLS 155/2017) que assegura que pessoas com deficiência auditiva recebam atendimento adequado, por meio de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), em repartições públicas, empresas concessionárias de serviços e instituições financeiras. As informações com a repórter Raquel Teixeira.

TÓPICOS:
Câmara dos Deputados  Empresas  IBGE  Língua Portuguesa  Paraná  Pessoas com Deficiência  Rede  Rede Sustentabilidade  Senador Flávio Arns  Sustentabilidade 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo