Projeto limita contratação de cabos eleitorais e voluntários — Rádio Senado

Projeto limita contratação de cabos eleitorais e voluntários

LOC: O SENADOR CIDINHO SANTOS, DO PR DE MATO GROSSO, QUER LIMITAR A CONTRATAÇÃO DE CABOS ELEITORAIS E VOLUNTÁRIOS QUE ATUAM NAS CAMPANHAS. 

LOC: PROJETO ESTABELECE LIMITES COM BASE NO NÚMERO DE ELEITORES. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:  

TÉC: O senador Cidinho Campos, do PR de Mato Grosso, quer que a quantidade de cabos eleitorais e voluntários tenha como base o número de eleitores. Assim, nas campanhas para governador, senador, deputados e prefeitos, as contratações ficariam restritas a 5 centésimos do total de eleitores, e nas eleições para a Presidência da República, a 5 milésimos. Se a proposta for aprovada, nas próximas eleições para presidente, cada candidato poderá contratar, no máximo, sete mil pessoas para trabalhar nas campanhas e 14 mil voluntários. O senador argumenta que embora a legislação iniba o abuso do poder econômico, ele se dá, de forma indireta, na contratação de verdadeiros exércitos de cabos eleitorais. Isso, na avaliação de Cidinho Campos, torna desigual o processo eleitoral. 

(Cidinho) Em alguns municípios do interior do Brasil a gente vê candidatos usando do poder econômico de forma bastante descarada e isso faz com que se desequilibre a disputa eleitoral, e esses cabos eleitorais que são contratados dessa forma, na verdade, se transforma em uma compra de votos de forma indireta. 

(REPÓRTER) Pela proposta de Cidinho Santos, o candidato que não respeitar o percentual poderá ter o registro ou o diploma cassado. O projeto está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça e, se for aprovado, segue direto para análise da Câmara dos Deputados.
10/09/2012, 12h31 - ATUALIZADO EM 10/09/2012, 12h31
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00