Estrada-Parque Caminho do Colono dentro do Parque do Iguaçu poderá vir a ser construída — Rádio Senado
Projeto

Estrada-Parque Caminho do Colono dentro do Parque do Iguaçu poderá vir a ser construída

A Estrada-Parque Caminho do Colono, que passa dentro do Parque do Iguaçu para ligar as cidades de Serranópolis e Capanema (PR), poderá ser liberada, conforme projeto (PLC 61/2013) aprovado na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). A via, que está fechada desde 1986 por decisão judicial, vai encurtar as distâncias em 200km. Na avaliação do senador Álvaro Dias (PODE-PR), a estrada vai contribuir com a preservação do parque. Ouça mais detalhes no áudio da repórter da Rádio Senado, iara Faria Borges.

17/09/2019, 14h15 - ATUALIZADO EM 17/09/2019, 16h32
Duração de áudio: 01:40
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza reunião com 6 itens. Entre eles, o PLC 61/2013, que propõe a construção da Estrada-Parque Caminho do Colono, ligando as cidades de Serranópolis e Capanema, passando por dentro do Parque do Iguaçu, no Paraná.

Em pronuncaimento, à bancada, senador Alvaro Dias (Podemos-PR).

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA APROVOU O PROJETO QUE LIBERA A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA-PARQUE CAMINHO DO COLONO DENTRO DO PARQUE DO IGUAÇU, NO PARANÁ. LOC: A PROPOSTA, AGORA, SERÁ ANALISADA PELAS COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE E DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) Fechada desde 1986 por decisão judicial, a Estrada-Parque Caminho do Colono passa dentro do Parque do Iguaçu e liga as cidades de Serranópolis e Capanema, no Paraná. Com a reabertura da via, as comunidades locais terão mais facilidade de locomoção. As distâncias serão reduzidas em 200 quilômetros. Hoje, é preciso contornar o parque. Porém, a reabertura do caminho é controversa. Entidades argumentam que a estrada divide o parque e impede a circulação dos animais em seu habitat, o que pode causar extinção de certas espécies. Já o senador Alvaro Dias, do Podemos paranaense, considera que, pelo contrário, a estrada vai permitir que os próprios cidadãos fiscalizem e contribuam com a preservação do parque. Ele ressaltou que esse tipo de via em áreas de preservação é comum em países desenvolvidos. (Alvaro Dias) “É uma estrada preservacionista que contribuirá para a preservação do Parque Nacional do Iguaçu. O projeto é moderno, vai estabelecer passagens subterrâneas para os animais, grades protetoras, guaritas de fiscalização e teremos o impedimento para que carros pesados trafeguem, não haverá o asfaltamento. Enfim, as normas que se constituem exigências para a preservação ambiental estão contempladas”. (Repórter) A proposta, agora, segue para análise das Comissões do Meio Ambiente e de Desenvolvimento Regional e Turismo. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges - PLC 61/2013

Ao vivo
00:0000:00