Projeto inscreve nomes de Dandara dos Palmares e Luiza Mahin no Livro de Heróis da Pátria — Rádio Senado
Proposta

Projeto inscreve nomes de Dandara dos Palmares e Luiza Mahin no Livro de Heróis da Pátria

Os nomes de Dandara dos Palmares e de Luiza Mahin devem ser inscritos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A homenagem às duas lideranças negras que lutaram contra a escravidão está prevista em projeto (PLC 55/2017) em análise na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE). Segundo a relatora da matéria, senadora Lídice da Mata, a luta e a resistência do povo negro à escravidão não é valorizada na história oficial. Para a senadora, Dandara dos Palmares e Luiza Mahin são símbolos na defesa pela liberdade.

06/02/2018, 13h10 - ATUALIZADO EM 06/02/2018, 13h56
Duração de áudio: 01:55
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza reunião deliberativa com 11 itens, entre eles, o PLS 350/2015, que define como competência do Cade a defesa da concorrência no sistema financeiro. 

Em pronunciamento, à bancada, senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS NOMES DE DANDARA DOS PALMARES E DE LUIZA MAHIN DEVEM SER INSCRITOS NO LIVRO DOS HERÓIS E HEROÍNAS DA PÁTRIA. LOC: A HOMENAGEM ÀS DUAS LIDERANÇAS NEGRAS QUE LUTARAM CONTRA A ESCRAVIDÃO ESTÁ PREVISTA EM PROJETO EM ANÁLISE NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) O relatório da senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, inscreve os nomes de Dandara dos Palmares e Luiza Mahin no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. As duas lideranças femininas negras lutaram contra a escravidão no país. Não existem registros históricos sobre o nascimento de Dandara, mulher de Zumbi, no Quilombo dos Palmares, que morreu em fevereiro de 1694. Alguns acreditam que Dandara foi assassinada pelo exército português, outros que ela teria se suicidado para não ser escravizada. Já Luiza Mahin, mãe do abolicionista Luiz Gama, se envolveu nas revoltas de escravos na Bahia no século XIX. Nascida em 1812, na África, sua morte também é controversa. Historiadores apontam que ela pode ter sido deportada para Angola. Lídice da Mata argumentou que a luta e a resistência do povo negro à escravidão não é valorizada na história oficial e disse que Dandara dos Palmares e Luiza Mahin são símbolos na defesa pela liberdade. (Lídice da Mata) “As duas homenageadas têm suas vidas narradas em histórias que, por vezes, misturam realidade e ficção. Entretanto, é notória a contribuição dessas mulheres na defesa da liberdade dos negros no Brasil. Tratam-se de figuras icônicas, símbolos da força e da luta da mulher negra” (Repórter) O livro dos Heróis e Heroínas é composto por páginas de aço e está guardado no Panteão da Pátria Tancredo Neves, em Brasília. Entre os homenageados estão nomes como Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Santos Dumont e Anita Garibaldi. PLC 55/2017

Ao vivo
00:0000:00