Projeto facilita o aproveitamento de disciplinas já cursadas — Rádio Senado

Projeto facilita o aproveitamento de disciplinas já cursadas

LOC: OS ALUNOS QUE SE TRANSFERIREM DE FACULDADE TERÃO MAIS FACILIDADE PARA APROVEITAR DISCIPLINAS JÁ CURSADAS.  

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO VAI ANALISAR PROJETO QUE OBRIGA O ESTABELECIMENTO A ACEITAR OS CRÉDITOS JÁ CURSADOS. OS DETALHES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS:  

TÉC: Hoje, o aluno de curso superior que pede transferência costuma encontrar dificuldades na hora de fazer a adequação da grade curricular. É que as faculdades fazem seu próprio conteúdo programático, e, muitas vezes, não aceitam os créditos de disciplinas já cursadas em outros estabelecimentos, mesmo que a diferença de conteúdo seja mínima. O senador Cidinho Santos, do PR de Mato Grosso, apresentou projeto para disciplinar o assunto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Segundo ele, a idéia é equilibrar o tratamento entre os alunos regulares da instituição e aqueles que chegam por transferência: Cidinho 

(Santos) O que acontece muito é isso: mudar a grade curricular, fazer de forma diferente, com esse objetivo: que quando a pessoa se transfere tem que fazer de novo a matéria e tem que pagar novamente por ela. Embora que algumas faculdades dizem que aceitam, mas na hora não aceitam. 

Rep: O senador reconhece que vai enfrentar o lobby das faculdades particulares, mas espera o apoio dos colegas para aprovar este e outro projeto também voltado para o ensino superior privado. É que Cidinho Santos também está de olho nas faculdades particulares que cobram mensalidade cheia, em vez de exigirem o pagamento por disciplinas. Nesse caso, o senador propõe que o estabelecimento dê desconto sobre os créditos já cursados em outra instituição. Ele quer combater os casos em que a faculdade aceita disciplina já cursada e cobra o valor integral, sem dar o desconto sobre o conteúdo já estudado pelo aluno. Este segundo projeto encontra-se na Comissão de Assuntos Econômicos, e também aguarda recebimento de emendas.
31/08/2012, 02h25 - ATUALIZADO EM 31/08/2012, 02h25
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00