R$ 50

Servidor que ganha até 5 salários mínimos poderá ganhar vale-cultura

01:18Servidor que ganha até 5 salários mínimos poderá ganhar vale-cultura

Transcrição LOC: OS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS QUE GANHAM ATÉ CINCO SALÁRIOS MÍNIMOS PODERÃO RECEBER VALE-CULTURA. LOC: O BENEFÍCIO ESTÁ PREVISTO EM UM PROJETO QUE BUSCA FACILITAR O ACESSO A EVENTOS CULTURAIS. REPÓRTER LARISSA BORTONI. A ideia do projeto é possibilitar aos servidores públicos federais com salários mais baixos – os que ganham até cinco salários mínimos – um acesso mais fácil a programas culturais, como teatro e shows musicais. O vale cultura desses funcionários seria de até 50 reais ao mês. O senador Paulo Rocha, do PT do Pará, explicou que esse tipo de vale já existe para os demais trabalhadores e está previsto na lei que criou o Programa de Cultura do Trabalhador. Ele defende que todos os empregados de baixa renda possam ter acesso ao benefício, que visa ainda fortalecer a produção cultural. (Paulo Rocha) É como o vale transporte. Como vale outros que incentiva não só o trabalhador de participar, no caso aí da cultura, mas ao mesmo tempo criar condições, inclusive para aqueles que têm o menor salário para poder também participar de uma atividade muito importante e valorizar nossa cultura e também ser integrado na cultura do nosso país. (Larissa) O projeto do senador Paulo Rocha que estende o vale-cultura aos servidores públicos aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça. Ainda segundo a proposta, 10% do valor do vale-cultura – ou cinco reais – seriam descontados dos que receberem o benefício.

Servidores públicos federais que ganhem até cinco salários mínimos poderão ter acesso ao vale-cultura. O benefício consta de projeto (PLS 69/2017) do senador Paulo Rocha (PT-PA) que quer facilitar o acesso desse público à cultura. O senador defende que a ideia não é apenas incentivar o trabalhador, mas valorizar a cultura.

TÓPICOS:
acesso à cultura  benefícios  Constituição  Cultura  Justiça  Pará  Programa de Cultura do Trabalhador  PT  Senador Paulo Rocha  Servidores públicos  vale cultura 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo