Projeto de lei pode alterar valores da contribuição do Imposto de Renda para pessoas com renda acima de 50 mil reais — Rádio Senado
Proposta

Projeto de lei pode alterar valores da contribuição do Imposto de Renda para pessoas com renda acima de 50 mil reais

O Projeto de Lei (PLS 222/2018), de autoria do senador Roberto Requião (PMDB/PR), pretende atualizar a tabela de imposto de renda, que não é reajustada há 3 anos. O texto amplia a cobrança de quem ganha mais e também abrange lucros e dividendos empresariais. De acordo com o autor, a medida pode contribuir para gerar empregos e estimular o consumo.

14/05/2018, 18h30 - ATUALIZADO EM 15/05/2018, 09h32
Duração de áudio: 01:10
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza audiência interativa para tratar sobre o acompanhamento dos principais indicadores fiscais e econômicos realizado pela Instituição Fiscal Independente (IFI), nos termos da Resolução do Senado Federal nº 42 de 2016.


Bancada:
senador Airton Sandoval (PMDB-SP); 
senadora Simone Tebet (PMDB-MS)
senador Armando Monteiro (PTB-PE), em pronunciamento; 
senador Dalírio Beber (PSDB-SC); 
senador José Pimentel (PT-CE); 
senador José Medeiros (Pode-MT);
senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB); 
senador José Agripino (DEM-RN); 


Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: UM PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO SENADOR ROBERTO REQUIÃO, DO PMDB DO PARANÁ, PODE ATUALIZAR A TABELA DO IMPOSTO DE RENDA. LOC: O TEXTO REDUZ A ALÍQUOTA PARA OS SALÁRIOS MAIS BAIXOS E AUMENTA A COBRANÇA DOS SALÁRIOS ACIMA DE 50 MIL REAIS, ALÉM DE TRIBUTAR OS LUCROS EMPRESARIAIS. REPÓRTER LAÍSA LOPES. TÉC: A tabela do imposto de renda define os percentuais que cada contribuinte deve pagar ao Fisco, de acordo com seu rendimento pessoal. Quem ganha mais paga uma alíquota maior. Mas há três anos essa tabela não é atualizada. Assim, um número cada vez maior de pessoas passa a pagar imposto de renda, e muitos contribuintes são taxados em alíquotas maiores à medida que têm suas remunerações reajustadas. O senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, apresentou um projeto de lei para obrigar o governo a atualizar a tabela do imposto de renda. Ele afirma que a medida pode estimular o consumo e gerar empregos. A proposta também amplia o imposto dos rendimentos maiores e abrange lucros e dividendos empresariais, conforme destacou Requião. (Roberto Requião) Eu estaria aumentando a tributação em cima, viabilizando o investimento de políticas públicas e ao mesmo tempo com a redução do imposto dos salários menores, não tão menores assim, mas os menores abaixo dos 50 mil reais, devolvendo a capacidade de demanda pra economia brasileira. (Repórter) O projeto de lei está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos. Da Rádio Senado, Laísa Lopes.

Ao vivo
00:0000:00