Programa Jovem Senador promove lives com dicas de redação — Rádio Senado
Jovem Senador

Programa Jovem Senador promove lives com dicas de redação

O Programa Jovem Senador promove todas as quartas-feiras lives com dicas de redação para estudantes e troca de experiências entre os ex-participantes. Foi uma forma de contornar a suspensão da edição de 2020, adiada para o ano que vem por causa da pandemia de covid-19. Antônio Carlos Lopes Burity, chefe do Serviço de Eventos Administrativos, comentou que essas lives podem ajudar bastante os jovens que estiverem interessados em participar do concurso futuramente. As informações com a repórter Lívia Torres, da Rádio Senado.

13/10/2020, 18h13 - ATUALIZADO EM 13/10/2020, 18h13
Duração de áudio: 01:28
Plenário do Senado Federal durante sessão destinada à votação final dos projetos do Senado Jovem 2019.

Três sugestões legislativas foram apresentadas pelos estudantes que participam do programa Jovem Senador. A primeira sugestão obriga o Poder Público a promover e incentivar a participação de estudantes de escolas públicas em concursos, olimpíadas de conhecimento e competições desportivas. Outra dá uma destinação diferente às milhas concedidas pelas companhias aéreas na compra de passagens com recursos públicos. A terceira institui o Minuto da Cidadania nas emissoras de rádio e TV e em sites na internet.

Se aprovadas pelos jovens senadores em Plenário, as propostas tramitarão como projetos de lei pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Ao término da sessão, consultor legislativo Luiz Brandão canta e toca violão para os jovens senadores. 

Participam:
Bruna Luiza Souza Silva (AC);
1º colocado, Pedro Henrique de Araujo Silva (AL);
Caroline Silva Ribeiro (AP);
Giovanna Moura Sotelo (AM);
Elber Souza Almeida (BA);
2º colocado, Alan Alves Henrique Ferreira (CE);
Suzanny Dias Kuhlmann (DF);
3ª colocada, Sanna Abigail de Jesus Mello (ES);
Jamily Kelly A. Souza Silva (GO);
Cibele Loiola Coelho Dias (MA);
Camila Antunes Simoni (MT);
Yasmin Stefany Jesus de Souza (MS);
Igor Camilo Ferreira (MG);
Breno Sanches Viana (PA);
Maria Adellaide Maciel Campos (PB);
João Joel de Oliveira Junior (PR);
Monaísa Laís de Sá Souza (PE);
Yasmin de Carvalho Leal (PI);
Julio Cesar Marques de Oliveira (RJ);
Laila Cristina de Paiva Soares (RN);
Isabela Pradebon da Silva (RS);
Nayara de Oliveira Silva (RO);
Matheus Barbosa Alves (RR);
Thalita Pacher (SC);
Camila Folieni (SP);
Vivian Gabrieli Silva dos Santos (SE);
Elda Chaves de Macedo (TO).

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado / Arquivo

Transcrição
LOC: O PROGRAMA JOVEM SENADOR PROMOVE TODAS AS QUARTAS-FEIRAS LIVES COM DICAS DE REDAÇÃO PARA ESTUDANTES E TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS EX-PARTICIPANTES. LOC: FOI UMA FORMA DE CONTORNAR A SUSPENSÃO DA EDIÇÃO DE 2020, ADIADA PARA O ANO QUE VEM POR CAUSA DA PANDEMIA DE COVID-19. A REPORTAGEM É DE LÍVIA TORRES: TÉC:O programa Jovem Senador leva 27 estudantes, um de cada estado brasileiro e do Distrito Federal, para vivenciarem o trabalho dos senadores por uma semana no Congresso Nacional. Os jovens são escolhidos por meio de um concurso de redação. Este ano, a décima edição do concurso foi adiada para 2021, por conta da pandemia. Para não deixar os estudantes desamparados, em março foi realizada a primeira live no Instagram do concurso, que acabou virando um programa semanal, com conteúdo que trazem dicas de redação e experiência de ex participantes. Antônio Carlos Lopes Burity, chefe do Serviço de Eventos Administrativos, conta que as lives transmitidas no Instagram e no Facebook, devem ter um conteúdo útil para os estudantes que pretendem participar do programa futuramente: (Sonora) “A gente tem uma preocupação muito grande de ser uma live que tenha utilidade para esse jovem que quer concorrer. A gente percebe, inclusive, as lives de maior sucesso são aquelas que falam do concurso de redação. As nossas lives seria o espaço que as pessoas iriam compartilhar suas experiências. Por que fizemos isso? Primeira coisa, compartilhar uma experiência torna ela muito vida para quem não participou” (Rep) As lives acontecem todas as quartas-feiras, às 17 horas, com duração entre 40 e 50 minutos. Sob supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado. Lívia Torres.

Ao vivo
00:0000:00