Profissionais criticam MP que cria o Programa Médicos pelo Brasil — Rádio Senado
Sessão especial

Profissionais criticam MP que cria o Programa Médicos pelo Brasil

No Dia do Médico (18 de outubro) uma sessão especial requerida pelos senadores Nelsinho Trad (PSD–MS) e Izalci Lucas (PSDB-DF) teve como foco a Medida Provisória (MPV 890/2019), que institui o programa Médicos pelo Brasil. Na visão de representantes da categoria, a medida abre brechas para atuação de profissionais com má formação acadêmica. Reportagem, José Odeveza, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

18/10/2019, 13h23 - ATUALIZADO EM 18/10/2019, 15h33
Duração de áudio: 02:15
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar o Dia do Médico e homenagear personalidades da área da saúde, que trouxeram relevantes contribuições à medicina.

Mesa:
presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal, Farid Buitrago Sánchez; 
requerente desta sessão de homenagem, senador Izalci (PSDB-DF);
presidente e requerente desta sessão de homenagem, senador Nelsinho Trad (PSD-MS);
vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal, Sérgio Tamura;
gerente dos Programas de Residência Médica da Escola Superior de Ciências da Saúde, Vanessa Dalva Guimarães Campos.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: EM SESSÃO ESPECIAL QUE COMEMORA O DIA DO MÉDICO, PROFISSIONAIS PEDEM MUDANÇAS NA MP 890 QUE CRIA O PROGRAMA MÉDICOS PELO BRASIL LOC: REPRESENTANTES DA CATEGORIA DIZEM QUE A MEDIDA PROVISÓRIA PODE FACILITAR A ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS COM MÁ FORMAÇÃO ACADÊMICA. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) A sessão especial puxada pelos senadores Nelsinho Trad do PSD de Mato Groso do Sul e Izalci Lucas do PSDB do Distrito Federal foi marcada pela discussão da Medida Provisória 890 de 2019. O projeto apresentado pelo Ministério da Saúde, institui o programa Médicos pelo Brasil, que incentiva profissionais a atuarem em regiões remotas do país. O vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Sérgio Tamura disse que o programa está sendo alterado com emendas que flexibilizam a entrada de profissionais com má formação. (Sérgio Tamura) O relator acatou as emendas que destruíram o texto original. A flexibilização do Revalida e a contratação direta dos médicos por meio de consórcio entre outros, configuram série ameaça à saúde da nossa população. Todos os médicos formados no exterior independente da faculdade que tenham feito são bem-vindos, mas necessitam de ser submetidos ao exame do Revalida nos moldes que são hoje. (Repórter) Atualmente, existem cerca de 475 mil médicos no Brasil. O representante da Academia Nacional de Medicina, José Camargo, disse que esses profissionais estão mal distribuídos entre as regiões. (Jayme Campos) Se um indivíduo doente de pulmão precisar de um transplante viver no sul do Brasil, ele tem quase 100% de chance de vir a ser transplantado. Se ele viver no Sudeste já reduz, se ele morar no Nordeste reduz muito e se ele for um habitante do Norte do Brasil ele só será transplantado se ele tiver recursos para sair de lá. (Repórter) O senador Izalci Lucas lembrou a importância da união entre medicina tradicional com as formas alternativas de tratamento. (Izalci Lucas) Também é preciso marcar que a arte dos médicos é variada passe os médicos pode se dedicar a diversas técnicas que vem a desenvolver novas tecnologias na detecção das doenças e terapias para juntos propiciar aos pacientes um pronto restabelecimento e uma melhor qualidade de vida a comemoração do dia do médico é um evento importante para nós pois denota o reconhecimento de uma profissão e de um profissional que se dedica ao bem comum um bem precioso que a saúde (Repórter) A MP que cria o programa Médicos pelo Brasil ainda aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Ao vivo
00:0000:00