Primeira parcela do Bolsa Estiagem começa a ser paga nesta segunda-feira — Rádio Senado

Primeira parcela do Bolsa Estiagem começa a ser paga nesta segunda-feira

LOC: A PRIMEIRA PARCELA DO BOLSA ESTIAGEM COMEÇA A SER PAGA NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 20, A AGRICULTORES DA BAHIA, PERNAMBUCO, PAUÍ, SERGIPE E MINAS GERAIS. 

LOC: PARA O VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO DE AGRICULTURA DO SENADO, ACIR GURGACZ, O BENEFÍCIO É IMPORTANTE PARA DAR TRANQUILIDADE A ESSES BRASILEIROS. REPÓRTER IARA FARIAS BORGES:  

(Repórter) O valor total do Bolsa Estiagem é 400 reais, liberados em cinco parcelas. A primeira, de 80 reais, será paga a partir desta segunda-feira, dia 20. Os valores são disponibilizados no cartão de pagamento do Bolsa-Família ou do Cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal. Tem direito ao benefício o agricultor familiar com Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf, com renda familiar de até dois salários mínimos por mês e que esteja no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Outra exigência é que more em município em situação de emergência ou estado de calamidade pública. Na opinião do vice-presidente da Comissão de Agricultura, senador Acir Gurcacz, do PDT de Roraima, o benefício vai ajudar bastante os agricultores do Nordeste 

(Acir Gurgacz) “A bolsa estiagem vem em bom momento para dar uma melhoria de qualidade de vida para as pessoas que enfrentaram essa seca muito grande o ano passado e também perderam as suas safras, não só as safras, mas deixaram de produzir o que comer. 

(Repórter) Neste mês de janeiro, também começou a ser pago o Garantia-Safra aos agricultores da Bahia e de Minas Gerais. Serão beneficiados mais de 70 mil agricultores de 111 municípios. 

(Acir Gurgacz) “Às vezes o clima não acontece da maneira que a agricultura precisa e o produtor acaba perdendo a sua produção, não tendo renda e não tendo como pagar as suas contas. Então a Garantia-Safra vem para garantir que o agricultor pode trabalhar tranqüilo, que se tiver algum acidente, algum imprevisto, haverá esse rendimento, essa renda, para que ele possa continuar sua vida com tranqüilidade. 

(Repórter) O Garantia-Safra é um seguro que garante renda aos agricultores familiares de municípios que aderiram ao Fundo Garantia-Safra e que tiverem perda de, pelo menos, 50% da produção de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão por causa da falta ou do excesso de chuva.
16/01/2014, 05h37 - ATUALIZADO EM 16/01/2014, 05h37
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00