Presidente Lula sanciona lei que altera Estatuto do Torcedor — Rádio Senado

Presidente Lula sanciona lei que altera Estatuto do Torcedor

LOC: Um conjunto de medidas para conter a violência nos estádios de futebol e nas imediações dos locais de jogo passa a valer a partir desta quarta-feira.

LOC: O presidente luís inacio lula da silva sancionou uma lei aperfeiçoada pélo senado federal que muda o estatuto do torcedor. Confira Nesta reportagem de rogério dy la fuente:

 A partir da sanção do presidente Luís Inácio Lula da Silva o torcedor que praticar atos de violência e vandalismo em um raio de até cinco quilômetros  dos estádios, promover confusões ou invadir o campo pode ser afastado das arenas, pagar multa ou ser preso, se for reincidente. A lei também proíbe a prática de cambismo. Uma das medidas mais polêmicas é o cadastramento dos integrantes de torcidas organizadas, como explica o ministro do Esporte, Orlando Silva. (0727Orlando_Estatuto02) ¿O Congresso Nacional, a Câmara dos deputados, ela excluiu o cadastramento dos torcedores, quando da tramitação na Câmara e o Senado manteve, com o nosso apoio, então o que tem previsão de cadastramento é apenas para os membros das torcidas organizadas.¿ (ROGERIO) A lei inova ao criar crimes específicos relacionados com eventos esportivos, notadamente o futebol. Ela também proíbe gritos de torcida que incitem a violência ou contenham xingamentos, mas esta parte não deve pegar, segundo avaliação do senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná. (0727ADias_Estatuto) ¿Eu acho que pode xingar à vontade que não vai acontecer nada. Essa lei, a meu ver, é inócua. Quem vai ao campo do Atlético Paranaense por exemplo, na Baixada da Arena, há lá um hino que tornou tradicional que é todo ele pornográfico. É todo ele um xingamento explícito. Então é evidente que se fosse prender os torcedores teria que se botar uma placa do lado de fora do estádio: cadeia!¿ (ROGERIO) O ministro Orlando Silva, entretanto, afirma que a intenção não é proibir xingamentos individuais, mas principalmente estimular os hinos de apoio aos clubes e que não estimulem brigas entre torcedores adversários.(0727Orlando_Estatuto) ¿É muito comum cânticos hoje de apoio. Menos de rejeição. Agora, como é que vai ser o limite de xingamento, isso é um detalhe, o fundamental é estimular uma outra conduta nos estádios. Quase sempre é contra a polícia, quase sempre é ameaça a outro grupo organizado, é isso que nós queremos combater.¿ (ROGERIO) A lei dos crimes no futebol já vale na rodada do campeonato brasileiro desta quarta-feira e faz parte do projeto chamado Torcida Legal, que prepara o país para sediar a Copa do Mundo de 2014. Da Rádio Senado, Rogério dy la Fuente.

27/07/2010, 07h04 - ATUALIZADO EM 27/07/2010, 07h04
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00