Presidente do Senado já pode indicar integrantes da CPI da Petrobras — Rádio Senado

Presidente do Senado já pode indicar integrantes da CPI da Petrobras

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO JÁ PODE INDICAR NESTA TERÇA-FEIRA OS INTEGRANTES DA CPI DA PETROBRAS. 

LOC: A OPOSIÇÃO MANTÉM A DECISÃO DE ESVAZIAR A COMISSÃO DOS SENADORES PARA PRIORIZAR A CPI MISTA DA PETROBRAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, reafirmou que a oposição não vai indicar os integrantes da CPI da Petrobras exclusiva do Senado. O tucano argumentou que a estratégia é garantir a instalação da CPI Mista da Petrobras com a participação dos deputados. Como o prazo terminou na semana passada, o presidente da Casa, senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, será cobrado a fazer as nomeações pelos oposicionistas. Ele também deverá responder a um questionamento do PT sobre a prevalência das CPIs. Os governistas entendem que a comissão do Senado deve ser instalada nesta semana por ter sido apresentada primeiro. Além disso, alegam que há uma decisão do Supremo Tribunal Federal e que os nomes da base aliada já foram lidos em Plenário. Independentemente dos argumentos, o líder do PSDB lembrou que o prazo para a indicação dos integrantes da CPI Mista termina nesta quarta-feira. Para Aloysio Nunes, não há sentido no funcionamento de CPIs investigando as mesmas denúncias. 

(Aloysio) Não tem sentido você ter duas CPIs tratando do mesmo assunto no Congresso Nacional. Vamos tocar a CPI Mista, envolvendo senadores e deputados, que terá mais força política e mais eficácia para investigar os temas de corrupção na Petrobras. 

REP: O líder do governo, senador José Pimentel, do PT do Ceará, disse que a CPI da Petrobras exclusiva do Senado só não foi instalada porque a oposição não indicou os nomes. Para ele, o Congresso Nacional poderá ter três CPIs ao mesmo tempo. 

(Pimentel) Vão ser instaladas 3 CPIs. A CPI exclusiva do Senado. A CPMI da Petrobras, a chamada Mista, que temos 5 sessões para indicar os membros, que é o prazo regimental. E a CPI do Metrô de São Paulo também será instalada tão logo seja determinada a apresentação de seus membros. 

REP: A CPI Mista da Alstom tem o objetivo de investigar o pagamento de propina em contratos da empresa francesa de logística de transporte com os governos de São Paulo e do Distrito Federal para o fornecimento de metrôs e trens.
13/05/2014, 11h32 - ATUALIZADO EM 13/05/2014, 11h32
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00