Três Poderes

Presidente do Senado exige respeito do Supremo Tribunal Federal quanto a manifestações de parlamentares

01:54Presidente do Senado exige respeito do Supremo Tribunal Federal quanto a manifestações de parlamentares

Transcrição LOC: PRESIDENTE DO SENADO EXIGE RESPEITO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL QUANTO A MANIFESTAÇÕES DE PARLAMENTARES. LOC: PLENÁRIO QUESTIONA PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS DE MINISTRO DO STF CONTRA DECLARAÇÕES DE SENADOR. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. TÉC: O senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade o Amapá, questionou um pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, para que o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, adote providências em relação a declarações do senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás. Em uma entrevista, o parlamentar disse que Gilmar Mendes seria um dos primeiros a ser ouvido na CPI dos Tribunais Superiores. Para Randolfe Rodrigues, o pedido de abertura de inquérito contra o senador Kajuru é uma agressão ao Parlamento por desrespeitar a Constituição que diz que os parlamentares são invioláveis por suas opiniões, palavras e votos. (Randolfe) Eu posso divergir de tudo o que o senador Kajuru fala. Posso até não ter concordado com os termos dele. Mas não cabe a ninguém tentar censurar, tomar providências cabíveis pelo direito de manifestação do senador Kajuru. Então, sr. presidente, aí a agressão, a crise não partiu daqui para STF, está partindo de lá para cá. REP: Em resposta, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre do Democratas do Amapá, destacou a independência e a autonomia do Legislativo e exigiu respeito do Supremo Tribunal Federal. (Davi) Da mesma forma que eu tenho me manifestado em relação à independência e harmonia dos Poderes, eu conclamo ao STF: respeite o Senado da República. Os parlamentares são invioláveis conforme o artigo 53 em suas opiniões, palavras e votos. REP: Alguns senadores avaliaram que o gesto do ministro Gilmar Mendes sinalizava uma retaliação à possível criação da CPI dos Tribunais Superiores. Eles defenderam o andamento de um pedido de impeachment contra o magistrado. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

O senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) questionou um pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, de abertura de inquérito contra o senador Jorge Kajuru (PSB-GO). Ele destacou que os parlamentares são invioláveis por suas opiniões, palavras e voto. Em resposta, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), destacou a independência a autonomia do Legislativo e exigiu respeito do Supremo Tribunal Federal.

TÓPICOS:
Amapá  Constituição  CPI  Davi Alcolumbre  Dias Toffoli  Gilmar Mendes  Goiás  Impeachment  Manifestações  PSB  Rede  Rede Sustentabilidade  Senador Davi Alcolumbre  Senador Jorge Kajuru  Senador Randolfe Rodrigues  Supremo Tribunal Federal  Sustentabilidade 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo