Davi Alcolumbre destaca mudanças, transparência e participação popular — Rádio Senado
56ª Legislatura

Davi Alcolumbre destaca mudanças, transparência e participação popular

Na abertura do Ano Legislativo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que a renovação do Congresso Nacional representa a esperança e destacou a necessidade de um pacto de todos os Poderes em busca de novos caminhos para o Brasil. Ele defendeu a aprovação de reformas, a exemplo da Previdência. Davi Alcolumbre ressaltou que o Legislativo deve estar sintonizado com as aspirações das ruas.

04/02/2019, 17h54 - ATUALIZADO EM 04/02/2019, 18h15
Duração de áudio: 02:37
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão solene do Congresso Nacional destinada a inaugurar a 1ª Sessão Legislativa Ordinária da 56ª Legislatura.

Em pronunciamento, à mesa, presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: NA ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO, PRESIDENTE DO SENADO CITA MUDANÇAS NA POLÍTICA, TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO POPULAR. LOC: SENADOR DAVI ALCOLUMBRE DEFENDEU A VOTAÇÃO DE PROJETOS QUE MELHOREM A ECONOMIA, A EXEMPLO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. TÉC: Para representantes do governo, do Judiciário, do Ministério Público Federal e para uma plateia de parlamentares, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, reforçou que a renovação do Congresso Nacional representa a esperança. E destacou que o Legislativo está sob olhares atentos da população, que cobra uma nova forma de se fazer política. Davi Alcolumbre defendeu um pacto de todos os Poderes em busca de novos caminhos para o Brasil. E avisou que, na condição de presidente do Senado, estará sintonizado com as demandas da sociedade e comprometido com um trabalho célere que atenda às aspirações do povo. (Davi) Não há mais espaço para pautas distanciadas da realidade e tampouco antagonismo entre os Poderes constituídos. Mas por imperativo de segurança social, política e jurídica, que haja sim maior aproximação, visando uma pauta comum em prol de toda a sociedade, salvaguardando o princípio constitucional da harmonia e independência esculpida em nossa carta política. (REP): Davi Alcolumbre disse que o Congresso Nacional votará os projetos importantes para o País ouvindo governadores, prefeitos e a sociedade. (Davi) Não há como nos afastarmos ou nos omitirmos quanto aos ajustes prementes e necessários, bem como na avaliação de propostas de reformas sensíveis. A primeira delas, a Reforma da Previdência. Outras igualmente deverão ser enfrentadas por este Parlamento como a Reforma Tributária, a reforma Administrativa, do Pacto Federativo e todas aquelas que objetivam melhorar a vida do cidadão. REP: O presidente do Senado citou as redes sociais como instrumentos de participação da sociedade no processo legislativo e declarou que, na gestão dele, não haverá espaço para conchavos e negociações escondidas. (Davi) Os tempos são outros. Todos podem e devem expressar suas opiniões e as decisões tomadas em nome do povo não podem ser sigilosas. Até mesmo por atravessarmos momentos de crise, como uma maior crise de vulnerabilidade social, econômica e política da história entendo ser imprescindível que haja maior fiscalização dos poderes por parte da sociedade. REP: Mais uma vez, Davi Alcolumbre pediu o fim das divergências dentro e fora do Congresso Nacional e conclamou todos os parlamentares a serem protagonistas na construção de um novo País. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Ao vivo
00:0000:00