Presidente do Senado diz que reforma tributária vai incluir projetos que já estão em discussão no Congresso — Rádio Senado
Reforma Tributária

Presidente do Senado diz que reforma tributária vai incluir projetos que já estão em discussão no Congresso

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que os senadores deverão votar uma reforma tributária que contemple pontos de três projetos: dois da Câmara dos Deputados e um terceiro a ser enviado pelo Executivo. Ele afirmou que a proposta vai simplificar a cobrança dos impostos. Após encontro com o ministro da Economia, Paulo Guedes, Alcolumbre afirmou que outra prioridade será o Pacto Federativo para assegurar aos estados e municípios repasses maiores da arrecadação de impostos. As informações são da repórter da Rádio Senado, Hérica Christian.

Notícias relacionadas

Reforma tributária poderá ser apresentada nos próximos dias

05/08/2019, 16h59 - ATUALIZADO EM 07/08/2019, 11h12
Duração de áudio: 02:07
Presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), recebe na Residência Oficial da Presidência do Senado, o ministro da Economia, Paulo Guedes e o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), para tratar sobre a reforma da Previdência e reforma Tributária.

Foto: Marcos Brandão/Senado Federal
Foto: Marcos Brandão/Agência Senado

Transcrição
LOC: PRESIDENTE DO SENADO DIZ QUE REDISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS SERÁ A PRIORIDADE DO SEGUNDO SEMESTRE. LOC: SENADORES TAMBÉM SERÃO RESPONSÁVEIS POR VOTAR UMA REFORMA TRIBUTÁRIA QUE CONSIDERE PONTOS DE TRÊS PROPOSTAS EM DISCUSSÃO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: Após almoço com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, do Democratas do Rio de Janeiro, e com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, anunciou que a Reforma Tributária também será uma prioridade neste segundo semestre. Ele explicou que caberá ao Senado votar uma proposta que considere dois projetos da Câmara e um a ser enviado pelo governo federal. Davi Alcolumbre destacou que o consenso é a simplificação da cobrança de impostos no País. (Davi) Será um semestre de novas conquistas, de novas discussões, que passam pela simplificação dos impostos nacionais através da Reforma Tributária em que o governo, o Senado e a Câmara dos Deputados, esse foi o pacto estabelecido, discutirão esse texto, aprimorarão esse texto para a gente fazer uma Reforma que possa de fato simplificar e desburocratizar essa estrutura de cobrança de impostos, encargos do governo federal, dos governos estaduais e dos governos municipais. REP: O presidente do Senado disse ainda que outra bandeira dos senadores neste ano será a redistribuição dos recursos públicos entre estados e municípios. Davi Alcolumbre ponderou que hoje a União fica com a maior parte da arrecadação, embora govenadores e prefeitos sejam responsáveis pela oferta dos serviços básicos na ponta. (Davi) O Senado Federal, como Casa da Federação, vai pilotar esse processo do Pacto Federativo, que é a desvinculação dos recursos do governo central para os estados e os municípios, para que cada um tenha condições de cumprir com as suas obrigações porque ao longo dos últimos anos foram centralizados os recursos do governo federal. E os estados e municípios ficam à mercê da boa vontade do governo de plantão de realizar as suas ações. REP: Davi Alcolumbre citou ainda que além da Reforma Previdenciária, o Congresso Nacional deverá votar a Reforma Administrativa para fechar o pacote dos ajustes econômicos. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Ao vivo
00:0000:00