Presidente do BNDES afirma saúde financeira do banco — Rádio Senado

Presidente do BNDES afirma saúde financeira do banco

LOC: AS COMISSÕES DE ASSUNTOS ECONÔMICOS E DE INFRAESTRUTURA RECEBERAM NESTA TERÇA-FEIRA, PARA UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA, O PRESIDENTE DO BNDES, LUCIANO COUTINHO. 

LOC: COUTINHO FALOU SOBRE AS INICIATIVAS APOIADAS PELO BANCO E FOI QUESTIONADO PELOS SENADORES SOBRE EMPRÉSTIMOS A GRANDES GRUPOS ECONÔMICOS E A PROJETOS NO EXTERIOR, ENTRE OUTROS ASSUNTOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Luciano Coutinho fez questão de ressaltar a saúde financeira do banco. Segundo ele, a instituição tem uma inadimplência insignificante, dá lucro e é um instrumento importantíssimo para a economia do País. Coutinho lembrou que cada novo negócio apoiado pelo BNDES representa mais uma fonte de impostos, emprego e renda. Mas o senador Lasier Martins, do PDT do Rio Grande do Sul, questionou a participação do banco em grandes conglomerados econômicos, como a Petrobras, Vale do Rio Doce e o Grupo X, do empresário Eike Batista. Já o senador Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, reclamou do sigilo em algumas operações patrocinadas pelo BNDES. 

(ALVARO) Recursos são concentrados apenas, eu cito aqui, apenas em empresas como JBS, Marfrig, Oi, Lácteos Brasil e Fibria, o banco injetou 18 bilhões. Falta ao governo informar com transparência o resultado desses investimentos. Quais foram os prejuízos, por exemplo, dos recursos aplicados no grupo de Eike Batista. 

(REPÓRTER) Alvaro Dias também questionou investimentos do banco no exterior. O presidente do BNDES afirmou que a exportação de serviços é uma das atividades superavitárias de nossa balança e que elas geram empregos no Brasil. Em relação ao sigilo de algumas operações, Coutinho disse que é uma garantia dada por lei às empresas. 

(COUTINHO) Não é um capricho. Não é uma questão de temer ou não temer. Eu pessoalmente tenho absoluta confiança na integridade, na isenção, na lisura de todos os processos do BNDES. Estamos falando especificamente da questão de sigilo da empresa, da pessoa jurídica. 

(REPÓRTER) A Diretoria do BNDES é composta por nove membros: o presidente, o vice-presidente e sete diretores, todos nomeados pela Presidência da República. Luciano Coutinho está à frente do banco desde 2007.
14/04/2015, 04h05 - ATUALIZADO EM 14/04/2015, 04h05
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00