Presidente Dilma Rousseff é reeleita com 51,64% dos votos — Rádio Senado

Presidente Dilma Rousseff é reeleita com 51,64% dos votos

LOC: NA DISPUTA MAIS APERTADA DESDE A REDEMOCRATIZAÇÃO, PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF É REELEITA COM 51,64% DOS VOTOS, CONTRA 48,36% DO SEU ADVERSÁRIO, O SENADOR AÉCIO NEVES. 

LOC: CIENTISTA POLÍTICO DEFENDE ATUAÇÃO DOS DOIS PARA QUE DIVISÃO VERIFICADA NAS URNAS TENHA SE ENCERRADO NESSE DOMINGO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN: 

TÉC: A candidata do PT, Dilma Rousseff, conseguiu o segundo mandato com o apoio de 51,64% do eleitorado. O resultado garantiu ao PT 16 anos no Poder. Já o adversário, o senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, obteve 48,36% dos votos válidos. Em termos numéricos, a petista derrotou o tucano com uma diferença de 3,4 milhões de votos, a menor numa briga pelo segundo turno desde o fim da ditadura militar. Mas para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, a disputa se encerrou nesse domingo. 

(Toffoli) Passadas as eleições, é importante que a sociedade volte a estar unida. O processo democrático não é para dividir, é para somar. O desejo da Justiça é a pacificação. A disputa eleitoral acabou. 

REP: Na avaliação do cientista político Valdir Pucci, o senador Aécio Neves será o maior representante da oposição. Ele defendeu, no entanto, que o tucano e a presidente Dilma liderem um processo de reconciliação do País, que sai dividido nas urnas. 

(Pucci) Uma divisão em votação é normal em qualquer democracia. O que não se pode é após fechada as urnas e terminada a apuração se manter este espírito beligerante. Ou seja, cabe agora Dilma e Aécio entenderem que, primeiro, a presidente governa para o país, e que o Aécio que faz oposição também em todo o Pais, e não para um grupo ou parcela da sociedade. 

REP: Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o número de eleitores que não foram às urnas somou pouco mais de 21%, o mesmo índice de abstenção verificado nas últimas eleições. Já os votos brancos ou nulos caíram quase pela metade no segundo turno em comparação ao primeiro, num total de 6%. 

(REP): Com a colaboração de Leila Herédia e Renina Valejo.
27/10/2014, 10h05 - ATUALIZADO EM 27/10/2014, 10h05
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00