Internacional

Presidente da CRE defende neutralidade do Brasil em EUA x Irã

02:22Presidente da CRE defende neutralidade do Brasil em EUA x Irã

Transcrição LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DEFENDE A NEUTRALIDADE DO BRASIL NO CONFLITO ENTRE IRÃ E ESTADOS UNIDOS. LOC: PARA NELSINHO TRAD, UM EVENTUAL ENVOLVIMENTO PODE PREEJUDICAR AS RELAÇÕES COMERCIAIS DO BRASIL. O ASSUNTO SERÁ DISCUTIDO NA COMISSÃO A PARTIR DE FEVEREIRO. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA (Repórter) O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, é favorável à neutralidade brasileira no conflito entre Estados Unidos e Irã. (Nelsinho Trad): Eu entendo que o Brasil não deve tomar nenhum lado nessa questão. O Brasil deve sim se tornar um aliado da ONU e procurar promover ações junto a esse organismo internacional no sentido de se buscar a paz e o entendimento. (Repórter) Na noite de terça-feira, duas bases americanas no Iraque foram atacadas por mísseis lançados do Irã, em retaliação à morte de um dos principais chefes militares iranianos, o general Qassem Suleimani, pelas forças armadas norte americanas. O chanceler de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, declarou que o país adotou medidas proporcionais de autodefesa e não busca a escalada do conflito ou a guerra. Em suas redes sociais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump minimizou o ataque e disse estar “tudo bem”. O Presidente da Comissão de Relações Exteriores afirmou que o assunto será amplamente debatido no colegiado em fevereiro. (Nelsinho Trad) Em relação ao início dos trabalhos, esse é um assunto que deve constar na pauta das suas atividades e das suas discussões pela gravidade que ele demonstra ter e pelas repercussões principalmente na área econômica que a gente também observa que está tendo. (Repórter) Representantes diplomáticos brasileiros foram questionados pelo Ministério de Relações Exteriores do Irã sobre uma nota emitida pelo Itamaraty após o bombardeio norte americano, afirmando que “o Governo brasileiro manifesta seu apoio à luta contra o flagelo do terrorismo”. O Itamaraty também instruiu diplomatas brasileiros a não comparecerem a nenhuma cerimônia em homenagem a Suleimani. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, confirmou que a posição brasileira é a de alinhamento com os Estados Unidos.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa (CRE), senador Nelsinho Trad (PSD-MS) defende que o Brasil se mantenha neutro em relação ao conflito entre Estados Unidos e Irã.  Para Trad, o país deve priorizar relacionamentos comerciais, além de se tornar um aliado da Organização das Nações Unidas (ONU) na busca pela paz. O assunto será debatido na Comissão após o retorno dos trabalhos legislativos, em fevereiro. A reportagem é de Marcella Cunha.

Notícias relacionadas

Notícias

TÓPICOS:
Comissão de Relações Exteriores  Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional  Defesa Nacional  Estados  Estados Unidos  Forças Armadas  Homenagem  Itamaraty  Mato Grosso  Mato Grosso do Sul  ONU  PSD  Redes Sociais  Relações Exteriores  Senador Nelsinho Trad  CRE 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo