Presidente da CPI pede sindicância interna e investigação da PF — Rádio Senado

Presidente da CPI pede sindicância interna e investigação da PF

LOC: O PRESIDENTE DA CPI DA PETROBRAS PEDIU À POLÍCIA FEDERAL QUE INVESTIGUE O FAVORECIMENTO A TESTEMUNHAS. 

LOC: E A OPOSIÇÃO DEFENDEU O AFASTAMENTO DO RELATOR DA COMISSÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Em reunião com o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Coimbra, o presidente da CPI da Petrobras, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, solicitou a investigação do suposto favorecimento a depoentes convocados à Comissão. Segundo denúncias, as testemunhas, entre elas, a presidente da Petrobras, Graça Foster, teriam recebido previamente as perguntas que seriam feitas pelo relator junto com as respostas. Vital do Rêgo também determinou a abertura de uma sindicância interna para apurar o caso. Ao lembrar que a CPI está investigando as irregularidades da Petrobras, como o suposto superfaturamento da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e da construção de Abreu e Lima, em Pernambuco, Vital do Rêgo rebateu a oposição, que defende o fim da comissão do Senado. 

(Vital) Inicialmente, a oposição precisa participar da CPI para ter autoridade de cobrar. Ela não tem autoridade de cobrar quando não participa da CPI própria do Senado. Esse fato criminoso apontado pela revista merece a necessária investigação. Essa presidência tomou todas as devidas providências. 

REP: O vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, considera que a denúncia reafirma a decisão da oposição de boicotar a CPI do Senado. 

(A.Dias) A revelação desses fatos demonstra o acerto da oposição em não participar de uma farsa. Nós já vimos esse filme em 2009 e não poderíamos repetir agora. 

REP: O líder do Democratas, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, defendeu o afastamento do relator da CPI, senador José Pimentel, do PT do Ceará, até a apuração dos fatos. 

(Agripino) Até que esses fatos fiquem claros ele terá inclusive a chance de alegar por suspeição a posição de ele voluntariamente deixar a relatoria. 

REP: Por meio de nota, José Pimentel negou qualquer favorecimento aos depoentes. Disse que as perguntas foram feitas com base nas denúncias publicadas e na documentação já enviada pela Petrobras, pela Justiça e pelo Tribunal de Contas da União.
05/08/2014, 01h40 - ATUALIZADO EM 05/08/2014, 01h40
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00