Educação

Vigência do Fundeb é preocupação, diz presidente da Comissão de Educação

01:52Vigência do Fundeb é preocupação, diz presidente da Comissão de Educação

Transcrição LOC: PRESIDENTE DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO FAZ BALANÇO DO SETOR LOC: PARA O SENADOR DÁRIO BERGER, QUESTÕES COMO A MANUTENÇÃO DO FUNDEB E AS MUNDANÇAS CONSTANTES NO MINISTÉRIO PRECISAM SER RESOLVIDAS. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER PEDRO PINCER: TÉC: (0710A03 - Pedro P – Dário Berger – Panorama Educação T: 1’49”) Milhões de estudantes estão sem aulas por causa da pandemia do novo coronavírus e a vigência do fundo que financia a educação básica, o Fundeb, termina em dezembro. A prorrogação depende do Congresso Nacional. E o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, Dário Berger, do MDB de Santa Catarina, pediu que a manutenção do Fundeb seja tratada com prioridade pelo Legislativo. (Dário Berger) O Fundeb é Tão importante que ele é responsável por financiar 60% da educação brasileira. O Fundeb é essencial, é fundamental, é primordial, é vital para que a educação brasileira não entre em colapso. (REP): Dentro desse cenário, o Ministério da Educação caminha para o quarto titular desde o início do governo Bolsonaro. Dario Berger avalia que o setor passa por momentos difíceis: (Dário Berger) A impressão que eu tenho é que nós estamos vivendo um apagão na educação. Um ano e meio de governo e três ministros, quase quatro ministros. O brasil não tem um projeto para a educação, e sem projeto, sem um plano estratégico, sem uma meta definida, fica difícil atingir os objetivos. (REP) A volta às aulas também preocupa o senador. Para ele, é preciso respeitar a realidade dos estados e dos municípios. (Dário Berger) Em locais onde não como voltar às aulas presenciais, por exemplo, em função da pandemia, é preciso criar mecanismos como o reforço escolar ou até mesmo criar turmas específicas para fixar os conteúdos desse ano letivo de 2020. É possível também adotar modelos onde alguns estudantes sigam com aulas a distância. (REP) O presidente da Comissão de Educação disse também que o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, é a maior esperança do estudante brasileiro entrar na universidade. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

Milhões de estudantes estão sem aulas por causa da pandemia do novo coronavírus e a vigência do fundo que financia a educação básica, o Fundeb, termina em dezembro - a prorrogação depende do Congresso Nacional.  Dentro desse cenário, o Ministério da Educação caminha para o quarto titular desde o início do governo Bolsonaro. Para o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, Dário Berger (MDB-SC), o setor passa por momentos difíceis. As informações com o repórter  Pedro Pincer, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Bolsonaro  Comissão de Educação, Cultura e Esporte  Congresso Nacional  Coronavírus  Cultura  Educação  Enem  Ensino Médio  Esporte  Estados  MDB  Ministério da Educação  Municípios  pandemia  Santa Catarina  Senador Dário Berger 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo