Prêmio seleciona mulheres que contribuíram para os direitos humanos — Rádio Senado

Prêmio seleciona mulheres que contribuíram para os direitos humanos

LOC: O CONSELHO DIPLOMA MULHER-CIDADÃ BERTHA LUTZ SELECIONOU, NESTA TERÇA-FEIRA, AS CINCO MULHERES QUE VÃO SER PREMIADAS POR TEREM CONTRIBUÍDO PARA A DEFESA DOS DIREITOS FEMININOS.
 
LOC: NA MESMA REUNIÃO TAMBÉM FOI CRIADO O CONSELHO DA COMENDA DOS DIREITOS HUMANOS DOM HÉLDER CÂMARA, QUE ESCOLHEU CINCO NOMES DE CIDADÃOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO PAÍS.

A décima edição do prêmio Bertha Lutz vai premiar a pedagoga Cloris Casagrande; a secretária de Mulheres da Contag, Carmem Ferreira; a psicopedagoga Maria Ruth Cavalcante; a catadora de materiais recicláveis Maria José da Silva e uma das fundadoras da União Brasileira das Mulheres, Maria Liége Rocha. As indicações ao prêmio são feitas por entidades governamentais ou não-governamentais, de abrangência nacional. Conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras, a zoóloga Bertha Maria Júlia Lutz teve papel decisivo na conquista do voto feminino no País. Ela também se empenhou na melhoria das condições de trabalho das mulheres, ao defender a igualdade salarial entre homens e mulheres, a licença-maternidade e a redução da jornada de trabalho. Para o presidente do Conselho Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, senador Marco Maciel, do DEM de Pernambuco, premiações como esta estimulam as mulheres a ingressarem na política: (Maciel) É importante porque abre um espaço para a participação da mulher e também faz com que nós mantivemos a maior participação da mulher na política que ainda é muito reduzida no país. Logo após a Constituição cresceu o número de mulheres no parlamento, mas logo em seguida caiu o número de mulheres quer na Câmara, quer no Senado. E eu acho que precisa se fazer alguma coisa para motivar a mulher a se candidatar e ter um mandato legislativo. (PAULA) Na mesma reunião, os senadores criaram o Conselho da Comenda de Direitos Humanos, Dom Hélder Câmara, que vai premiar, anualmente, os cinco nomes de destaque pela defesa dos Direitos Humanos. Os senadores já selecionaram os vencedores deste ano. Eles são: o Bispo Pedro Casaldáliga; Dom Manuel Edmilson da Cruz; o deputado estadual do Rio de Janeiro Marcelo Ribeiro; e os defensores públicos Vagner Giron e Antônio Roberto Cardozo. Para o senador José Nery, do PSOL do Pará, a promoção dos Direitos Humanos merece destaque com comendas como esta. O Senado ao aprovar esta comenda estimula vários setores da sociedade se engajem na luta por direitos humanos que é nada mais, nada menos que todos os direitos fundamentais que a pessoa precisa ter garantidos para ter uma vida digna como preceitua a nossa Constituição, as leis. (Paula) A sessão de homenagem da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara acontece na próxima semana. Já a sessão especial para o diploma mulher-cidadã Bertha Lutz será em março de 2011, quando também se homenageia o Dia Internacional da Mulher.
14/12/2010, 06h29 - ATUALIZADO EM 14/12/2010, 06h29
Duração de áudio: 02:44
Ao vivo
00:0000:00