Covid-19

Prazos de garantia de produtos e serviços podem ser suspensos durante pandemia

01:55Prazos de garantia de produtos e serviços podem ser suspensos durante pandemia

Transcrição LOC: PRAZOS DE GARANTIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS PODEM SER SUSPENSOS DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS. LOC: A JUSTIFICATIVA É QUE OS CIDADÃOS EM ISOLAMENTO SOCIAL ENCONTRAM-SE IMPOSSIBILITADOS DE RECORRER À ASSISTÊNCIA TÉCNICA OU CONCESSIONÁRIAS AUTORIZADAS. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER PEDRO PINCER: TÉC: Os prazos de garantia legal e contratual de serviços e produtos duráveis ficarão suspensos até o final do estado de calamidade pública gerado pela pandemia do coronavírus. É o que estabelece projeto de lei de Roberto Rocha, do PSDB do Maranhão, que aguarda votação no Plenário do Senado. O senador argumenta que os cidadãos em isolamento social, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde e autoridades sanitárias, encontram-se impossibilitados de recorrer à assistência técnica ou concessionárias autorizadas em razão da pandemia. O senador destaca ainda que o comércio não essencial fechou as portas por longo período ou ainda permanece fechado em algumas cidades brasileiras. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o Idec, apoia a inciativa. O diretor de Relações Institucionais da entidade, Igor Britto, se mostrou favorável à proposta, que não seria prejudicial aos fabricantes. (Igor Britto) As pessoas vão poder aguardar o momento mais seguro para ir até as assistências técnicas ou receber os técnicos autorizados em sua casa. (Rep) O senador Angelo Coronel, do PSD da Bahia, acredita que a medida pode prejudicar a indústria e que as pessoas não estão sem assistência nesse momento. (Coronel) Não procede porque a garantia você liga, tem o 0800, tem as Uras, Unidades de resposta audível, na qual você mata sua assistência técnica. (Rep) Já Humberto Costa, do PT de Pernambuco, afirma que a proposta favorece o consumidor. (Humberto Costa) É importante que as pessoas possam ter o direito de ter a sua garantia estendida, com isso ter preservado os seus direitos de consumidor de uma maneira plena. (Rep): Para mais informações sobre os direitos do consumidor durante a pandemia, acesse www.idec.org.br. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

Os prazos de garantia legal e contratual de serviços e produtos duráveis ficarão suspensos até o final do estado de calamidade pública gerado pela pandemia do coronavírus. É o que estabelece projeto de lei do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), que aguarda votação no Plenário do Senado. Os detalhes com o repórter Pedro Pincer, da Rádio Senado.

PL 2929/2020

TÓPICOS:
Bahia  Cidades  Comércio  Consumidor  Coronavírus  Defesa do Consumidor  Indústria  IR  Maranhão  Organização Mundial da Saúde  pandemia  Pernambuco  Plenário do Senado  PSD  PSDB  PT  Relações Institucionais  Saúde  Senador Angelo Coronel  Senador Humberto Costa  Senador Roberto Rocha  covid-19 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo