Prazos de garantia de produtos e serviços podem ser suspensos durante pandemia — Rádio Senado
Covid-19

Prazos de garantia de produtos e serviços podem ser suspensos durante pandemia

Os prazos de garantia legal e contratual de serviços e produtos duráveis ficarão suspensos até o final do estado de calamidade pública gerado pela pandemia do coronavírus. É o que estabelece projeto de lei do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), que aguarda votação no Plenário do Senado. Os detalhes com o repórter Pedro Pincer, da Rádio Senado.

PL 2929/2020

03/06/2020, 20h42 - ATUALIZADO EM 03/06/2020, 20h42
Duração de áudio: 01:55
BIE - Banco de imagens externas: Loja CTIS Informática - EPIA Sul - Brasília/DF. 

Redução de imposto sobre produtos industrializados para o setor de informática. 

O Plenário aprova projeto que prorroga até 2024 a redução atual de 80% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) vigente para o setor de informática (PLC 61/2014). Depois disso, até 2029, haverá um desconto menor. O objetivo da prorrogação é estimular a presença de empresas do setor em estados que não contam com incentivos regionais. De acordo com o projeto, em 2025 e 2026, a redução será de 75%; e, de 2027 a 2029, passa para 70% do IPI. A extinção do benefício está prevista para 2029, dez anos a mais que o prazo atual de vigência (2019). 

Detalhe: impressoras e multifuncionais. 

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: PRAZOS DE GARANTIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS PODEM SER SUSPENSOS DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS. LOC: A JUSTIFICATIVA É QUE OS CIDADÃOS EM ISOLAMENTO SOCIAL ENCONTRAM-SE IMPOSSIBILITADOS DE RECORRER À ASSISTÊNCIA TÉCNICA OU CONCESSIONÁRIAS AUTORIZADAS. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER PEDRO PINCER: TÉC: Os prazos de garantia legal e contratual de serviços e produtos duráveis ficarão suspensos até o final do estado de calamidade pública gerado pela pandemia do coronavírus. É o que estabelece projeto de lei de Roberto Rocha, do PSDB do Maranhão, que aguarda votação no Plenário do Senado. O senador argumenta que os cidadãos em isolamento social, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde e autoridades sanitárias, encontram-se impossibilitados de recorrer à assistência técnica ou concessionárias autorizadas em razão da pandemia. O senador destaca ainda que o comércio não essencial fechou as portas por longo período ou ainda permanece fechado em algumas cidades brasileiras. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o Idec, apoia a inciativa. O diretor de Relações Institucionais da entidade, Igor Britto, se mostrou favorável à proposta, que não seria prejudicial aos fabricantes. (Igor Britto) As pessoas vão poder aguardar o momento mais seguro para ir até as assistências técnicas ou receber os técnicos autorizados em sua casa. (Rep) O senador Angelo Coronel, do PSD da Bahia, acredita que a medida pode prejudicar a indústria e que as pessoas não estão sem assistência nesse momento. (Coronel) Não procede porque a garantia você liga, tem o 0800, tem as Uras, Unidades de resposta audível, na qual você mata sua assistência técnica. (Rep) Já Humberto Costa, do PT de Pernambuco, afirma que a proposta favorece o consumidor. (Humberto Costa) É importante que as pessoas possam ter o direito de ter a sua garantia estendida, com isso ter preservado os seus direitos de consumidor de uma maneira plena. (Rep): Para mais informações sobre os direitos do consumidor durante a pandemia, acesse www.idec.org.br. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

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