E-cidadania

Portal e-Cidadania bate recorde de participação em 2019

01:47Portal e-Cidadania bate recorde de participação em 2019

Transcrição LOC: O PORTAL E-CIDADANIA BATEU RECORDE DE PARTICIPAÇÃO EM 2019. LOC: FOI O ANO ONDE MAIS PESSOAS ENVIARAM MENSSAGEM E MAIS MENSAGENS FORAM LIDAS PELOS SENADORES NAS AUDIÊNCIAS DAS COMISSÕES. A REPORTAGEM É DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) A plataforma e-cidadania do Senado Federal é destinada à interação digital entre o cidadão e os eventos promovidos pelos senadores. Em 2019, foram realizados 601 eventos interativos sendo que em 436 audiências públicas e sabatinas foram lidas ao vivo perguntas e comentários enviados a partir da plataforma, o que é um recorde para a Casa. O crescimento é de oito vezes em relação a 2013 quando essa possibilidade foi instituída. Segundo o coordenador interino do e-Cidadania, Marcos Aurélio Behr o aumento da participação do cidadão se deu graças a maior divulgação nos canais de comunicação do Senado, além de que, em 2019, foram discutidos temas polêmicos como a reforma da previdência. (Marcos Aurélio Behr). Com a discussão de matérias importantes como a Reforma da Previdência, houve um maior acompanhamento da população nas audiências públicas e maior interação entre o cidadão e os parlamentares. Na verdade, é uma ferramenta que não é só interessante para o parlamentar, mas é uma ferramenta para a sociedade também se mostrar presente na fiscalização e na ajuda a elaboração e ideia de novas Leis. (Repórter) O senador Styvenson Valentim, do Podemos do Rio Grande do Norte, considera importante a interação digital do parlamentar por ser uma forma de transparência com o eleitor. (Styvenson Valentim) Então, isso dá transparência, dá agilidade, dá uma fiscalização, dá uma participação maior das pessoas na política. (Repórter) O portal e-cidadania completa oito anos de existência em 2020, e por lá as pessoas podem acompanhar tudo o que é discutido no Senado Federal, acesse www.senado.leg.br/ecidadania.

Prestes a completar oito anos em 2020, o portal e-Cidadania aumentou a participação popular em atividades do Senado Federal. Em 2019, a quantidade de eventos interativos promovidos pela Casa chegou a 601, um recorde. Ainda no ano passado, 436 audiências públicas e sabatinas tiveram a leitura ao vivo de perguntas e comentários enviados a partir da plataforma, o que significou um crescimento de oito vezes desse tipo de cooperação em relação a 2013, quando essa possibilidade foi instituída. Confira a reportagem completa de José Odeveza da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Cidadania  Comissões  Comunicação  Fiscalização  Podemos  Política  Portal e-Cidadania  Previdência  Reforma da Previdência  Rio Grande do Norte  Senado Federal  Senador Styvenson Valentim  Transparência 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo