Políticas de inclusão social nas universidades são tema de debate — Rádio Senado

Políticas de inclusão social nas universidades são tema de debate

LOC: AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL NAS UNIVERSIDADES FORAM TEMA DE DEBATE NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. LOC: PARTICIPARAM DA REUNIÃO, ESPECIALISTAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ E DA UNIVERSIDADE DO TEXAS, NOS ESTADOS UNIDOS. O debate foi em torno das políticas de ação afirmativa e a transformação no ensino superior, enfocando a experiência norte-americana no assunto. a professora patrícia somers, da faculdade de educação da universidade do Texas, defendeu que esse tipo de iniciativa é importante para o desenvolvimento de todo país. Segundo ela, apesar de manter esse tipo de iniciativa desde os anos 60, os estados unidos ainda não conseguiram garantir a todos os seus cidadãos o acesso à universidade. (PATRICIA SOMERS) nos estados unidos tem durante muitos anos ação afirmativa, e temos resultados, mas ainda todos os estudantes não têm acesso ao ensino superior nos EUA. E é muito importante para o futuro do país. (Celso) para a professora mirian pan, do departamento de psicologia da universidade do Paraná, que desenvolve pesquisa sobre a área de ações afirmativas na universidade do Texas, o Brasil tem conseguido avanços importantes no que diz respeito a inclusão dos diferentes segmentos sociais no ensino superior. (MIRIAN PAN) em dez anos de discussão sobre essas políticas, nós realmente estamos transformando as universidades brasileiras. Todos os colegas, os pesquisadores que vivem a experiência da transformação produzida pelas políticas de ação afirmativa para ingresso têm tido esse depoimento comum. Haja vista que nós só conhecíamos um tipo de acesso que era o exame do vestibular. (Celso) o presidente da comissão de educação do senado, Flávio Arns, do PSDB do Paraná, afirmou que analisar as experiências de outras nações nessa área contribui para o atual debate que o Brasil mantém sobre o tema. (FLAVIO ARNS) O objetivo realmente é ver as experiências dos outros países e refletir sobre a experiência. E eu quero propor inclusive que depois desta audiência possamos, com base nas notas taquigráficas e nos textos apresentados, termos um impresso da comissão para que isso possa subsidiar também o debate que acontece nas universidades, nas secretarias, para servir de fundamento para esse debate. (Celso) a audiência da comissão de educação sobre as políticas de ação afirmativa no ensino superior foi realizada por requerimento dos senadores Flávio Arns e marco Maciel, este segundo do democratas de Pernambuco.
22/06/2010, 08h03 - ATUALIZADO EM 22/06/2010, 08h03
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