Meio Ambiente

Senadores debatem mudanças em projeto de proteção a tartaruga marinha

01:47Senadores debatem mudanças em projeto de proteção a tartaruga marinha

Transcrição LOC: NA SEMANA EM QUE SE COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DA TARTARUGA MARINHA, SENADORES CRITICAM PORTARIA DO GOVERNO COM EXTINÇÃO DE BASES DO PROJETO TAMAR EM SERGIPE, BAHIA E RIO GRANDE DO NORTE. LOC: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE EXPLICA QUE O QUE HOUVE FOI APENAS A MUDANÇA DE ENDEREÇO DE CENTROS DE PESQUISA GOVERNAMENTAIS QUE ATUAVAM JUNTO AO TAMAR. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TEC: A celebração do Dia Internacional da Tartaruga Marinha reacendeu a polêmica em torno da portaria do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, publicada no último dia 28 de maio, que dizia respeito ao fechamento de três centros de pesquisa governamentais ligados ao Projeto Tamar, que é uma entidade privada. A fundação que trata das tartarugas marinhas já esclareceu que está com as atividades suspensas apenas por causa da pandemia do coronavírus, mas que a estrutura permanece inalterada. E o Ministério do Meio Ambiente também soltou nota explicando que era apenas uma atualização de endereço de bases avançadas do ICMBio. Mas o senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, critica o desmonte da estrutura de proteção ambiental do país. (CONTARATO) Infelizmente no Brasil não temos nada pra comemorar, temos um governo federal que promove um desmonte na área ambiental sem precedentes, nossa situação é muito grave, estamos perdendo estruturas de educação ambiental e de fiscalização das atividades irregulares. Rep: O senador afirma que já entrou com várias ações no poder judiciário contra esses atos do executivo que prejudicam o meio ambiente, e pede o apoio da população na luta em defesa da natureza. (CONTARATO) Dentro e fora do país o governo perde credibilidade e isso afeta todos nós, significa retrocesso e menos apoio para nossos projetos de preservação e de proteção da natureza. Rep: O Dia Internacional da Tartaruga Marinha é celebrado em 16 de junho em homenagem ao aniversário do primeiro pesquisador que estudou e defendeu a conservação desses animais ainda na década de 50, na Costa Rica, o biólogo Archie Carr. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Tartaruga Marinha, celebrado em 16 de junho, senadores criticam postura do Ministério do Meio Ambiente e defendem políticas mais efetivas do governo para proteger o meio ambiente. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Animais  Bahia  Biodiversidade  Comissão de Meio Ambiente  Coronavírus  Educação  Espírito Santo  Fiscalização  Homenagem  Judiciário  Meio Ambiente  pandemia  Rede  Rede Sustentabilidade  Rio Grande do Norte  Senador Fabiano Contarato  Sergipe  Sustentabilidade 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo