Pandemia

Plínio Valério sugere hospital de campanha para atender populações indígenas

02:01Plínio Valério sugere hospital de campanha para atender populações indígenas

Transcrição LOC: A SITUAÇÃO VULNERÁVEL DOS INDÍGENAS DIANTE DO AVANÇO DA COVID-19 EXIGE PROVIDÊNCIAS DAS AUTORIDADES E DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS. LOC: O ALERTA FOI FEITO PELO SENADOR PELO AMAZONAS, PLÍNIO VALÉRIO, DO PSDB. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. TÉC: A população indígena é mais vulnerável pelas condições sociais e econômicas em que vive. 279 mil indígenas residem em municípios com alto risco para a pandemia de covid-19 e mais de 190 mil moram em cidades, onde é alta a possibilidade de contrair a doença. Os dados estão num relatório divulgado no final de abril por pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Apesar do atendimento feito pelos DSEIs, Distritos Sanitários Especiais Indígenas, a interiorização da covid-19 entre as aldeias indígenas preocupa o senador amazonense Plínio Valério, do PSDB. (Plínio Valério): “As políticas públicas, o braço do Estado, não chega até lá. É muito falha, é muito escassa, a assistência médica que eles têm, embora os DSEIs tenham feito um bom trabalho, na medida do possível. Mas eles são altamente vulneráveis”. (Rep): O senador Plínio Valério defende a adoção de medidas que evitem a proliferação do novo coronavírus entre a população indígena. (Plínio Valério): “Não permitir que chegue lá, que haja uma espécie de barreira para que não chegue nas aldeias. E lá, nós sabemos, o município não tem condições de atender, não tem UTIs. E tendo que ir para Manaus, é fogo! Tem que alugar aviões ou então que esperar voo de carreira duas vezes por semana, pagando 1500 reais por pessoa”. (Rep): Na visão do senador Valério, o BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o Fundo Amazônico e as organizações sociais devem proteger os indígenas. E sugeriu, entre as medidas, a instalação de um hospital de campanha na Amazônia. (Plínio Valério): “Eu acho, e disse isso ao BNDES e ao pessoal do Fundo Amazônia, eu acho que um hospital de campanha em uma sede no Alto Solimões, onde tem muitos índios, no alto rio Negro, eu acho que ajudaria e muito. Eu estou muito preocupado”. (Rep): Das 20 cidades brasileiras com maior mortalidade por covid-19, 18 estão nas regiões Norte e Nordeste.

A situação vulnerável dos indígenas diante do avanço da covid-19 exige providências das autoridades e das Organizações não Governamentais (ONGs). O alerta foi feito pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM), que sugeriu, entre as medidas, a instalação de um hospital de campanha no Alto Solimões, na Amazônia, para atender a essa população.  Reportagem, Iara Farias Borges.

TÓPICOS:
Amazônia  Amazonas  BNDES  Cidades  Coronavírus  covid-19  Desenvolvimento  Indígenas  IR  Municípios  ONGs  pandemia  pandemia de covid-19  PSDB  Saúde  Saúde Pública  Senador Plínio Valério  Trabalho 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo