Agenda

Plenário deve votar reforma administrativa com definição do destino do COAF

01:50Plenário deve votar reforma administrativa com definição do destino do COAF

Transcrição LOC: O DESTAQUE DA PAUTA DO PLENÁRIO É A REFORMA ADMINISTRATIVA DO GOVERNO COM A DEFINIÇÃO DO DESTINO DO COAF. SERÁ DEFINIDO PELOS SENADORES. LOC: DUAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SOBRE A AÇÃO DO HOMEM NAS MUDANÇAS DO CLIMA TAMBÉM DEVEM MOVIMENTAR AS COMISSÕES. MAIS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. (Repórter) Na terça-feira, a Comissão de Assuntos Econômicos pode votar o projeto que permite isenção de Imposto de Renda a aposentados portadores de diabetes mellitus. No mesmo dia, as Comissões de Relações Exteriores e de Meio Ambiente debatem questões relacionadas ao aquecimento global. Alguns especialistas asseguram que a atuação do homem na terra é responsável pelas mudanças climáticas, versão rebatida por outros estudiosos. O senador Márcio Bittar, do MDB do Acre, um dos que pediu a audiência, disse que é preciso ouvir os dois lados para o direcionamento de políticas públicas. ( Márcio Bittar) Há controvérsias muito graves sobre isto. É uma coisa impressionante você ouvir uma corrente de pensamento majoritária dizendo dia após dia que é o homem o elemento que faz com que o clima mude e de repente você encontra cientistas de renome, de credibilidade, dizendo o contrário. (Repórter) Na pauta do plenário, o destaque é a MP 870, que reduziu o número de ministérios. A polêmica é o destino do Coaf, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras. Os deputados devolveram o Coaf para o Ministério da Economia. Mas o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, apoia a tentativa de diversos senadores de deixar o Coaf na Justiça sob o comando de Sérgio Moro. (Fernando Bezerra Coelho) Nós vamos defender o Coaf com o ministro Moro. Essa é a posição que está no nosso relatório, mas isso depende da decisão do plenário do Senado, a matéria será votada na terça-feira segundo decisão do presidente Davi alcolumbre, e eu acredito que essa matéria vai ser votada e concluída na terça-feira. (Repórter) O Plenário poderá votar também a Lei Geral das Agências Reguladoras e o projeto que proíbe a nomeação de políticos e parentes para cargos de direção em empresas estatais.

O Plenário deve votar essa semana a medida provisória que reestrutura a administração federal e determina que o Coaf faça parte do Ministério da Justiça. Os senadores vão discutir se mantêm a alteração feita pela Câmara, que colocou o órgão no Ministério da Economia. Outro destaque do Plenário é a proposta (PLS 2451/2019) que modifica a Lei Rouanet de incentivo à cultura, para estabelecer um percentual mínimo de patrocínio para museus, bibliotecas e arquivos. Ouça mais detalhes na reportagem de Paula Groba, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Acre  Agências reguladoras  Aposentados  Comissão de Assuntos Econômicos  Comissões  Davi Alcolumbre  Economia  Empresas  Imposto de Renda  Justiça  Meio Ambiente  Mudanças Climáticas  Pernambuco  Plenário do Senado  Reforma Administrativa  Relações Exteriores  Senador Davi Alcolumbre  Senador Fernando Bezerra Coelho  Senador Márcio Bittar 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11