Plenário comemora os 25 anos da advocacia do Senado Federal — Rádio Senado
Sessão especial

Plenário comemora os 25 anos da advocacia do Senado Federal

O Plenário do Senado comemorou os 25 anos da Advocacia do Senado Federal (Advosf), em uma sessão especial. A antiga Consultoria-Geral foi fundada em 15 de dezembro de 1994 para defender judicial e extrajudicialmente as prerrogativas da Casa e dos senadores. Confira a reportagem de José Odeveza, da Rádio Senado.  

27/11/2019, 13h11 - ATUALIZADO EM 27/11/2019, 13h11
Duração de áudio: 01:14
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar os 25 anos da Advocacia do Senado Federal (Advosf). 

A Advocacia do Senado, antiga Consultoria-Geral, é um órgão de assessoramento superior que foi fundado em 15 de dezembro de 1994, por meio da Resolução nº 73/1994, com o objetivo de defender judicial e extrajudicialmente as prerrogativas da Casa e de seus membros. 

À tribuna, em discurso, diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka. 

Mesa: 
presidente do Conselho Secccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Distrito Federal, Délio Fortes Lins e Silva Júnior; 
procurador-geral da República, Antônio Augusto Brandão de Aras; 
vice-presidente do Senado Federal, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG); 
advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça; 
presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz; 
advogado-geral do Senado Federal, Fernando Cesar de Souza Cunha.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADO HOMENAGEIA OS 25 ANOS DA ADVOCACIA DO SENADO FEDERAL LOC: A ASSESSORIA JURÍDICA CUIDA DA IMAGEM DO SENADO E DAS PRERROGATIVAS DOS SENADORES. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) Criada em 1994, a Advocacia do Senado atua na defesa judicial e extrajudicial dos atos do Senado e das prerrogativas de senadores. Advosf, como é conhecida internamente, também entra com ações nos casos de fake News contra senadores e ataques sofridos nas redes sociais em razão do mandato. O advogado-Geral do Senado, Fernando Cunha, destacou que a Advosf também atua na defesa da democracia. (Fernando Cunha). A Advocacia do Senado tem como atribuição também a de defender as prerrogativas parlamentares e, por isso, ela também funciona como instrumento de proteção da democracia ao lado do Ministério Público, da advocacia privada e da advocacia pública. (Repórter) O senador Antonio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais, relembrou o papel dos servidores e dos técnicos que compõem a equipe da Advosf. (Antonio Anastasia) Sendo assim, gostaria, sobretudo, de homenagear os integrantes da advocacia do Senado Federal pela dedicação e pelo excelente trabalho que realizam atributo esses que são reconhecidos por toda essa casa. (Repórter) A Advocacia Geral do Senado também atuou em diversos casos no Supremo Tribunal Federal.

Ao vivo
00:0000:00