Plenário aprova empréstimos para Curitiba — Rádio Senado
Empréstimos

Plenário aprova empréstimos para Curitiba

Senado aprova dois pedidos de autorização de empréstimo para Curitiba (PR). Os recursos vão financiar melhorias no transporte público da cidade e o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas.  O relator, senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), defendeu a aprovação das duas operações de crédito. Reportagem de Regina Pinheiro.


PDS 28/2020

02/07/2020, 18h54 - ATUALIZADO EM 02/07/2020, 18h59
Duração de áudio: 02:27
Ônibus urbano de Curitiba parado, com a porta aberta e ligada a uma estação tubo. No fundo da imagem, uma pessoa está sentada em um dos assentos do coletivo.
Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Transcrição
LOC: SENADO APROVA DOIS PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMO PARA CURITIBA, NO ESTADO DO PARANÁ. LOC: OS RECURSOS VÃO FINANCIAR MELHORIAS NO TRANSPORTE PÚBLICO DA CIDADE E MEDIDAS PARA O ENFRENTAMENTO DOS EFEITOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. REPÓRTER REGINA PINHEIRO: TÉC: O primeiro pedido de empréstimo autoriza o município de Curitiba a contratar, com a garantia da República Federativa do Brasil operação de crédito externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, no valor de cento e seis milhões e setecentos mil dólares. Os recursos serão destinados ao financiamento parcial do “Projeto Aumento da Capacidade e Velocidade da Linha Direta Inter 2”. Conforme a página da Prefeitura de Curitiba na Internet, o projeto Inter 2 é uma inovação da Rede Integrada de Transporte da cidade que contará com estações de embarque modernas, climatizadas e estrutura preparada para veículos de propulsão elétrica, movidos à energia renovável. O relator, senador Oriovisto Guimarães, do Podemos do Paraná, apresentou voto favorável aos dois pedidos e disse que o projeto Inter 2 servirá como modelo para o Brasil. (Oriovisto) Esse projeto é extremamente importante para a cidade de Curitiba, a cidade luta para obter esse empréstimo há bastante tempo. Esse projeto é lindíssimo: esse ônibus interbairro, ele corta 35 bairros da cidade de Curitiba. Ele beneficia uma população enorme da cidade. As estações tubos que serão instaladas terão iluminação com energia solar. Junto dessa pista exclusiva terá uma ciclovia. E, eu tenho certeza que esse projeto servirá de modelo para o nosso Brasil. (Rep) A outra autorização aprovada permite que Curitiba contrate empréstimo de até trinta e oito milhões, cento e quarenta e um mil e cento e vinte e quatro euros com a Agência Francesa de Desenvolvimento. O dinheiro será utilizado para financiar parcialmente o “Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba” como explica o relator. (Oriovisto) Esse projeto é um projeto de longo prazo e é um programa que tem como objetivo preparar o município de Curitiba para o enfrentamento dos efeitos de mudanças climáticas, particularmente no tocante aos alagamentos e promover a inclusão social. É esperado que esses gastos beneficiem diretamente cerca 10 mil e 400 habitantes. E, indiretamente, em torno de 668 mil pessoas (Rep) As autorizações de empréstimo seguem para promulgação na forma de projeto de resolução. Da Rádio Senado, Regina Pinheiro

Ao vivo
00:0000:00