Plano Nacional de Mudança no Clima é tema de audiência na CMA — Rádio Senado
Audiência pública

Plano Nacional de Mudança no Clima é tema de audiência na CMA

A Comissão de Meio Ambiente realizou nesta quinta-feira uma audiência pública para receber contribuições para a análise do Plano Nacional de Mudanças do Clima (PNMC). O diretor da Ecopart Assessoria, Ricardo Esparta, defendeu que as políticas públicas sejam reajustadas durante sua execução e não ao final. O presidente, senador Fabiano Contarato (REDE-ES) disse que a comissão está aberta par aa comunidade científica e agradeceu a participação dos alunos de pós-graduação de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília. A reportagem é de Marcella Cunha

 

Veja a íntegra da audiência pública aqui.

26/09/2019, 19h05 - ATUALIZADO EM 26/09/2019, 19h05
Duração de áudio: 01:56
Comissão de Meio Ambiente (CMA) realiza reunião técnica - Subgrupo "Planos Setoriais" - Avaliação da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC). 

Discutir e compilar as contribuições do subgrupo que foca na avaliação dos "planos setorias" da Política Nacional sobre Mudança do Clima, com o objetivo de analisar os planos relacionados à mitigação das emissões de gases de efeito estufa e à adaptação aos efeitos negativos da mudança do clima para os setores da economia contemplados pela PNMC, de maneira a expor as respectivas eficiências de implementação por parte dos setores e a correspondência aos compromissos assumidos pelo Brasil. 

Mesa: 
diretor técnico da Ecopart Assessoria Ltda, Ricardo Esparta; 
presidente da CMA, senador Fabiano Contarato (Rede-ES); 
pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), Giampaolo Queiroz Pellegrino; 
diretor da Plantar Carbon Ltda, Fábio Marques.

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE OUVIU, NESTA QUINTA-FEIRA, ESPECIALISTAS SOBRE O PLANO NACIONAL DE MUDANÇA NO CLIMA. LOC: PARTICIPANTES DEFENDEM QUE POLÍTICAS PÚBLICAS DEVEM SER CONSTANTEMENTE MONITORADAS, AVALIADAS E REAJUSTADAS. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA (Repórter) A Comissão de Meio Ambiente realizou nesta quinta-feira uma audiência pública para obter contribuições para a avaliação dos planos setoriais da Política Nacional de Mudança do Clima. Conhecida como PNMC, a política foi selecionada para ser acompanhada pela comissão em 2019. Para o diretor da Ecopart Assessoria, Ricardo Esparta, há uma lacuna no Plano: a não implementação de programas de monitoramento, reporte, verificação e, principalmente, de atualização durante a execução. (Ricardo Esparta) Eu tenho que monitorar eu tenho que reportar, eu tenho que verificar e em pontos intermediários tem que reajustar esse plano. Se foi muito fácil cumprir, se a gente começa uma política nacional de mudança do clima com ela já cumprida, eu não deveria aumentar minha ambição? Essa avaliação tem que ser feita durante a política, não simplesmente quando ela vai terminar. Ou seja, o que eu estou dizendo que as políticas públicas têm que ser constantemente monitoradas e avaliadas e, se necessário, reajustadas. (Repórter) O presidente da comissão, senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, agradeceu a participação de alunos do curso de pós-graduação de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília, e elogiou a iniciativa de incluir a audiência pública no conteúdo do curso. (Fabiano Contarato) Essa comissão de Meio Ambiente está aberta a comunidade científica, as ONGs, a população, a sociedade civil, principalmente no momento tão delicado de tanto ataques, de criminalização de ONGs, de ofensa em várias áreas inerentes ao meio ambiente, proliferação e a utilização de agrotóxicos aqui é a casa de vocês. (Repórter) Também participaram da audiência o pesquisador da Embrapa, Gianpaolo Pellegrino, que falou sobre o setor da agricultura, e Fábio Marques, Diretor da Plantar Carbon, que defendeu o mercado de carbono como estratégia para a integração dos planos dos setores industrial, energético e agropecuário.

Ao vivo
00:0000:00