Plano de desenvolvimento da Sudene é detalhado na Subcomissão do Nordeste — Rádio Senado

Plano de desenvolvimento da Sudene é detalhado na Subcomissão do Nordeste

LOC: FORTALECER AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS, MELHORAR A INFRAESTRUTURA E ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL. ESSAS SAO ALGUMAS METAS DO PLANO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE. 

LOC: O PLANO FOI APRESENTADO NESTA TERÇA-FEIRA PELO DIRETOR DE PLANEJAMENTO E ARTICULAÇAO DE POLÍTICAS DA SUDENE, GUILHERME MAIA REBOUÇAS. ELE PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA SUBCOMISSAO PERMANENTE DE DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE. AS INFORMAÇOES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:  

Com nove estados, o Nordeste é a terceira maior região do país e a segunda mais populosa, com quase 52 milhões de habitantes. Mas o índice de desenvolvimento humano da região é o mais baixo do país. De acordo com Guilherme Rebouças, diretor da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, entre os principais desafios está combater o desequilíbrio regional, com redução dos índices de mortalidade infantil e de analfabetismo. Guilherme Rebouças destacou que para diminuir as diferenças regionais, é preciso atrelar o plano de desenvolvimento do nordeste ao crescimento da economia brasileira como um todo. Ele explicou que é importante fortalecer as pequenas e médias empresas, porque elas têm capacidade de gerar empregos e riquezas. (GUILHERME REBOUÇAS - 11:44) o nordeste colocará em marcha um modelo de desenvolvimento inclusivo e sustentável, baseado no empreendedorismo e criatividade de seu povo, na riqueza da sua cultura, numa economia competitiva e integrada, e no uso sustentável dos recursos naturais. (REP) O senador José Pimentel, do PT do Ceará, elogiou o Plano, afirmando que quando a SUDENE foi recriada, era exatamente isso que se esperava da entidade (JOSE PIMENTEL): ser um grande instrumento de coordenação das políticas de desenvolvimento do nordeste...ao recriar a Sudene tínhamos uma visão que seu papel era de planejar, somar e de direcionar essa sinergia que temos nos vários atores, dos governos municipais, estaduais e federais e dos atores sociais, ai a parte dos trabalhadores e empresários. (REP) O presidente da subcomissão de desenvolvimento do Nordeste, senador Wellington Dias, do PT do Piauí, informou que em maio o colegiado dará início às visitas técnicas aos nove estados da região, e ao norte de Minas Gerais e Espírito Santo. 
19/04/2011, 01h31 - ATUALIZADO EM 19/04/2011, 01h31
Duração de áudio: 00:00
Ao vivo
00:0000:00