Concurso Público

Conhecimento em Libras poderá gerar pontuação extra em concursos

01:28Conhecimento em Libras poderá gerar pontuação extra em concursos

Transcrição LOC: CANDIDATOS DE CONCURSOS PÚBLICOS COM CONHECIMENTO EM LIBRAS PODERÃO TER PONTOS EXTRAS NA PROVA. LOC: RELATOR AVALIA QUE INICIATIVA VAI INCENTIVAR O INTERESSE PELA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. A REPORTAGEM É DE LÍVIA TORRES: (TÉC): Segundo dados do IBGE, cerca de 5% da população brasileira é surda. Para incentivar o conhecimento da linguagem de sinais, o projeto de lei 6036 de 2019 determina que candidatos com conhecimento em Libras terão pontos extras em concursos públicos, que tiverem prova de títulos. A proposta do senador Veneziano Vital do Rêgo, do PSB da Paraíba, também estabelece que nos certames da Administração Pública Federal, a comprovação de domínio em Libras terá a mesma pontuação de especialização ou de mestrado. O relator na Comissão de Direitos Humanos, senador Romário, do Podemos do Rio de Janeiro, elogiou a iniciativa por gerar interesse pela chamada língua brasileira de sinais e por dar oportunidade de inclusão para as pessoas que são surdas ou mudas. (Romário): No que diz respeito ao mérito, não podemos, senão louvar a ideia do autor, tão simples quanto engenhosa atuando sobre o interesse legítimo do cidadão, criou o dispositivo que logra dois objetivos ao mesmo tempo. Incita o interesse pelo aprendizado de Libras na sociedade em geral e traz para dentro do Estado pessoas com formação nesta língua. E tudo isso sem um centavo de custo adicional para os orçamentos públicos e continuar dinamização da sociedade civil. (Repórter): O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça, aguardando a escolha de relator. Sob supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Lívia Torres.

O projeto de lei (PL 6036/2019) do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) determina que candidatos de concursos públicos que comprovarem conhecimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras) vão pontuar na prova de títulos. O relator na Comissão de Direitos Humanos (CDH), senador Romário (Podemos-RJ), elogiou o incentivo ao interesse em Libras e por incluir essas pessoas nos órgãos públicos. A proposta aguarda escolha de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Reportagem de Lívia Torres, sob supervisão de Hérica Christian.

TÓPICOS:
Administração Pública  CDH  Concursos Públicos  Constituição  Direitos Humanos  IBGE  Justiça  Paraíba  Podemos  PSB  Rio de Janeiro  Senador Romário  Senador Veneziano Vital do Rêgo  Senador Vital do Rêgo  Sociedade Civil  Libras 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo