Pessoas com diabetes podem ter tratamento integral e atendimento rápido pelo SUS — Rádio Senado
Propostas

Pessoas com diabetes podem ter tratamento integral e atendimento rápido pelo SUS

Segue para a Câmara dos Deputados proposta (PLS 225/2017) aprovada nesta quarta-feira (21) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) que assegura às pessoas com diabetes tratamento integral e atendimento rápido pelo Sistema Único de Saúde. A doença crônica se caracteriza pela falta ou deficiência de produção de insulina e mata mais de 70 mil pessoas por ano no país. De autoria do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), o projeto foi relatado pelo senador Paulo Rocha (PT-PA), que lembrou que o mundo vive uma epidemia da doença. A iniciativa estabelece ações preventivas e educativas aos profissionais de saúde, incentivo à pesquisa e criação de centros especializados.

21/03/2018, 16h52 - ATUALIZADO EM 21/03/2018, 18h45
Duração de áudio: 01:57
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza reunião com 15 itens. Na pauta, PLS 122/2013, que autoriza crédito para material escolar a beneficiários do Bolsa Família.

À mesa, presidente da CAS, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP).

Bancada:
senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE);
senador Dalírio Beber (PSDB-SC); 
senador Armando Monteiro (PTB-PE); 
senador Waldemir Moka (PMDB-MS);
senador Cidinho Santos (PR-MT);
senador Airton Sandoval (PMDB-SP);  
senadora Rose de Freitas (PMDB-ES);
senador Hélio José (Pros-DF); 
senador Paulo Rocha (PT-PA);   
senadora Regina Sousa (PT-PI);  
senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM);
senadora Ana Amélia (PP-RS).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: AS PESSOAS COM DIABETES PODERÃO CONTAR COM ATENDIMENTO RÁPIDO E TRATAMENTO INTEGRAL PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. LOC: É O QUE DETERMINA O PROJETO APROVADO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS NESTA QUARTA-FEIRA. A DOENÇA ATINGE MAIS 16 MILHÕES DE BRASILEIROS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. TÉC: Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 16 milhões de brasileiros convivem com o diabetes. A doença crônica se caracteriza pela falta ou deficiência de produção de insulina no organismo e mata mais de 70 mil pessoas por ano no país. Para atender esta parcela da população, o projeto do senador Ronaldo Caiado, do Democratas de Goiás, garante um atendimento rápido e o tratamento integral às pessoas com diabetes no Sistema Único de Saúde. Entre outros pontos, o relatório do senador Paulo Rocha, do PT do Pará, justifica que o mundo vive uma epidemia da doença e estabelece ações preventivas e educativas aos profissionais da área da saúde para o acolhimento dos pacientes, o incentivo de pesquisas e a criação e ampliação de centros especializados. Durante o debate, o senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, lembrou que a doença é silenciosa e defendeu pressa no diagnóstico e no início do tratamento. Ele explicou que o excesso de glicose no sangue pode causar uma série de complicações, como infarto, cegueira e insuficiência renal. (Flexa) “Uma doença sem dar conhecimento da causa se não houver um acompanhamento ou o tratamento por parte da saúde preventiva. Então, o projeto é importantíssimo, senão do diabetes pode vir para um doente renal crônico, vai para a hemodiálise ou para o transplante renal. Então, quanto mais atenção nós dermos ao diabéticos, menos casos de óbitos nós vamos ter” (Rep) A proposta aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais segue agora para a Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, George Cardim.

Ao vivo
00:0000:00