Pessoas com deficiência pedem acessibilidade em eletroeletrônicos — Rádio Senado
Comissões

Pessoas com deficiência pedem acessibilidade em eletroeletrônicos

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) debateu nesta terça-feira (20) a acessibilidade para deficientes em aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos. Comandos com toque na tela e sinalização sonora vindos de fábrica são algumas das reivindicações. Para o senador Styvenson Valentim (PODE-RN), não se trata apenas de consumo de bens, mas de garantir acessibilidade aos usuários. Entidades que reúnem pessoas com deficiência tentam sensibilizar a indústria para a causa.

20/08/2019, 17h46 - ATUALIZADO EM 20/08/2019, 18h08
Duração de áudio: 01:56
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência pública interativa para debater sobre: "A acessibilidade nos produtos de linhas branca e marrom".

Mesa:
coordenador-Geral de Acessibilidade e Tecnologia Assistiva do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Rodrigo Abreu de Freitas Machado;
presidente eventual da CDH, senador Styvenson Valentim (Podemos-RN);
presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge do Nascimento Junior

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agencia Senado

Transcrição
LOC: UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DEBATEU MAIOR ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES EM APARELHOS ELETRODOMÉSTICOS E ELETROELETRÔNICOS LOC: PRODUTOS SAÍDOS DA FÁBRICA COM COMANDOS DE TOQUE NA TELA E SINALIZAÇÃO SONORA SÃO ALGUMAS DAS REIVINDICAÇÕES. REPÓRTER LÍVIA TORRES: TÉC: Pessoas com deficiência visual ainda encontram dificuldades para usar produtos eletrodomésticos. Para buscar alternativas, uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos debateu a adequação na criação e na produção de bens como geladeiras, fogões, TVs, aparelhos de som e celulares. Comandos com toque na tela e sinalização sonora são algumas das reivindicações. O presidente da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais, Justino Pereira, defendeu a inclusão dessas funções especiais nos produtos: (Justino Pereira) “Nós pedimos essa sensibilização dos empresários, para que isso seja implantado e que venha nativo, como opção. Com certeza a gente busca um avanço ai, para que no futuro bem próximo ai, a gente possa ter todos os equipamentos acessíveis e que a gente possa ter uma real autonomia” (Rep) José Nascimento, presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, garantiu que a indústria está disposta a melhorar a acessibilidade: (José Nascimento) “Temos uma relação de consumo? Temos. Temos uma relação de produção? Mas a gente também tem uma responsabilidade social e que a gente tem que colocar meios de como viabilizar isso da melhor maneira possível. E nós não estamos fechados para fazer isso, a gente está aberto para construir isso daí” (Rep) O senador Styvenson Valentim, do Podemos do Rio Grande do Norte, comentou que neste caso não se trata apenas de consumo de bens. A acessibilidade traz independência para os usuários: (Styvenson Valentim) “Que eu acho que vai bem mais além do que o consumo, do que reduzir o imposto. Aqui se trata de dignidade, da pessoa ter autodeterminação, não esperando ter dificuldade ou ela muitas vezes ter que se adaptar por conta própria” (Rep) O pedido para a audiência foi feito pela senadora Mara Gabrilli, do PSDB de São Paulo. Sob supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado. Lívia Torres.

Ao vivo
00:0000:00