Peso da tarifa do transporte público na renda das famílias é tema de debate no Senado — Rádio Senado
Mobilidade Urbana

Peso da tarifa do transporte público na renda das famílias é tema de debate no Senado

A Subcomissão Temporária sobre Mobilidade Urbana (CDHSTMU) promoveu nesta sexta-feira (16) audiência pública para debater o impacto do alto custo das passagens na renda domiciliar. A reunião também tratou do financiamento do transporte público. O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) destacou que, apesar de caro, o valor da passagem paga pelos usuários não é o suficiente para melhorar o sistema. As informações com a repórter Lívia Torres, da Rádio Senado.

16/08/2019, 18h09 - ATUALIZADO EM 16/08/2019, 18h09
Duração de áudio: 01:52
Valor da passagem do transporte de Macaé a R$ 1,00. Macaé/RJ - Data: 20/03/2013. Foto: Moisés Bruno / Prefeitura de Macaé
Moises Bruno/macae.rj.gov.br

Transcrição
LOC: A SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA SOBRE MOBILIDADE URBANA DEBATEU NESTA SEXTA-FEIRA O IMPACTO NA RENDA FAMILIAR DO PREÇO DA PASSAGEM DO TRANSPORTE PÚBLICO LOC: TAMBÉM FORAM DISCUTIDAS ALTERNATIVAS PARA O FINANCIAMENTO DO TRANSPORTE. REPÓRTER LÍVIA TORRES: TÉC: No Brasil, o transporte público é custeado em boa parte pela tarifa paga pelos usuários. Já em alguns países europeus, o Estado banca o sistema para garantir preços mais baixos para a população. O impacto que o valor das passagens tem na renda das famílias brasileiras foi discutido em audiência pública, na subcomissão sobre mobilidade urbana. O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, pontuou que a contribuição dos passageiros não é suficiente para melhorar o sistema. Para ele, baratear a passagem é um desafio: (Acir Gurgacz) “Temos constatado aqui no Brasil é que mesmo com a nossa tarifa sendo considerada alta internamente e baixa externamente, ela tem um impacto em 15% na renda dos usuários. Não cobre todos os custos operacionais para termos um sistema de transporte público de qualidade e com eficiência. Esse é o nosso grande desafio, criar uma política tarifária que seja capaz de reduzir o preço da tarifa e mais do que isso, reduzir o impacto da tarifa na renda dos brasileiros” (Rep) O diretor administrativo da Associação Nacional das Empresas e Transportes Urbanos, Marcos dos Santos, declarou que a diminuição de procura pelo transporte público resultou em menos arrecadação, porém os gastos do setor aumentaram: (Marcos dos Santos) “A queda da demanda, ela diminui a receita, a oferta não consegue ser reduzida na mesma produção, então isso leva a um aumento de custo do setor e acaba sendo transferida para a tarifa. O setor sofre sistematicamente coma perda de produtividade” (Rep) Acir Gurgacz lembrou que debates anteriores da subcomissão resultaram na criação de projetos de lei. Portanto, ele espera que a discussão sobre a tarifa dos transportes públicos siga o mesmo caminho. Sob supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado. Lívia Torres.

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