Combustíveis

Percentual de biodiesel que é adicionado ao diesel comum pode subir para 11%

A ampliação da mistura obrigatória de biodiesel no diesel – que hoje é de 10% vem sendo discutida pelo Ministério de Minas e Energia com maior frequência após a crise deflagrada em maio por conta da greve dos caminhoneiros.  Em reunião com o ministro Moreira Franco, a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) defendeu a ampliação do biocombustível para 11% já em março do ano que vem. O diretor da Ubrabio, Donizete Tokarski, diz que a substituição de parcela do diesel fóssil por um combustível sustentável traz uma série de benefícios sociais e ambientais para o país. Ouça mais detalhes na reportagem de Paula Groba, da Rádio Senado.

21/08/2018, 19h54 - ATUALIZADO EM 21/08/2018, 19h54
Duração de áudio: 02:09
Foto: brasil.gov.br

Transcrição
LOC: O BRASIL TEM TECNOLOGIA E PRODUÇÃO SUFICIENTE PARA AMPLIAR A ADIÇÃO DE COMBUSTÍVEL MENOS POLUENTE NA CADEIA DE TRANSPORTES. LOC: É O QUE AFIRMA ESPECIALISTA DA UNIÃO BRASILEIRA DO BIODIESEL E BIOQUEROSENE, A UBRABIO. OS DETALHES COM A REPORTER PAULA GROBA. Téc: A ampliação da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel – que hoje é de 10% - vem sendo discutida pelo Ministério de Minas e Energia com maior frequência após a crise deflagrada em maio por conta da greve dos caminhoneiros. Na ocasião ficou clara a dependência do Brasil com combustíveis fósseis e consequentemente mais poluentes, como o óleo diesel e a gasolina. Em reunião com o ministro Moreira Franco, a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) defendeu o aumento do percentual de biocombustível no diesel comum para 11% já em março do ano que vem. O diretor da Ubrabio, Donizete Tokarski, diz que a ampliação traz uma série de benefícios sociais e ambientais para o país. (DONIZETE) O diesel fóssil ele traz com ele uma série de mazelas seu material particulado e enxofre outros hidrocarbonetos que são nocivos à saúde humana além de gerar emprego em outros Campos no caso do biodiesel ele traz com ele o que é a redução de emissões do hidrocarbonetos e outros componentes que seriam nocivos à saúde no caso do uso do diesel faço ele reduz isso e gera emprego no país gera qualidade de vida gera uma verticalização do processo de industrialização (REP) Segundo a Ubrabio, cada litro de biodiesel consumido significa um litro de diesel que deixa de ser necessário, o que representa redução nas emissões de poluentes e na importação de combustível fóssil. Apesar de o governo federal não precisar de uma Lei aprovada pelo Congresso para ampliar a adição de biodiesel ao óleo diesel até o limite de 15%, no Senado estão em análise propostas que garantem o incremento do combustível sustentável. Em Brasília, o governo local já começou a testar ônibus do transporte público que transitam com 20% de biocombustível nos tanques, o que evita, segundo o governo, a emissão de 18 toneladas de CO2 anualmente, por veículo. Nove coletivos movidos a biodiesel B20 já circulam pela capital. Da Rádio Senado, Paula Groba.

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