Pequenos agricultores poderão recorrer ao fundo para calamidades públicas — Rádio Senado

Pequenos agricultores poderão recorrer ao fundo para calamidades públicas

LOC: PEQUENOS AGRICULTORES QUE FOREM PREJUDICADOS POR ENCHENTES PODERÃO RECORRER AO FUNDO ESPECIAL PARA CALAMIDADES PÚBLICAS. 

LOC: O PROJETO FOI APROVADO NESTA QUINTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:  

TÉC: Um pequeno agricultor investe no preparo do solo para plantar feijão, por exemplo. Gasta com semente, adubo e outros insumos. Aí vem uma enchente e leva embora toda a camada de solo que foi preparada. Para não deixar esse agricultor no prejuízo, a lei que criou o Sistema Nacional de Defesa Civil e o Fundo Especial para Calamidades Públicas poderá prever ajuda nesses casos. É o que estabelece um projeto aprovado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado e que agora segue para a Câmara dos Deputados. A proposta, da senadora Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, altera a lei que foi aprovada pelo Congresso no final do ano passado para dar mais agilidade ao governo no socorro às regiões atingidas por calamidades. A senadora disse que a ideia de também beneficiar os pequenos agricultores surgiu depois de fortes chuvas que atingiram este ano uma área de produção rural no litoral do Paraná. (GLEISI) Como teve deslizamento de morro, toda a terra preparada, todo o investimento feito acabou indo por água abaixo literalmente. (REPÓRTER) Segundo o projeto, o dinheiro do Fundo Especial para Calamidades Públicas poderá ser aplicado na recuperação do solo e ainda em instalações e equipamentos que forem comprometidos. Da Rádio Senado, Adriano Faria.
14/04/2011, 11h55 - ATUALIZADO EM 14/04/2011, 11h55
Duração de áudio: 01:18
Ao vivo
00:0000:00