STF

Pedido de impeachment contra ministros do STF é protocolado no Senado

01:43Pedido de impeachment contra ministros do STF é protocolado no Senado

Transcrição LOC: UM NOVO PEDIDO DE IMPEACHMENT CONTRA MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL FOI PROTOCOLADO NO SENADO. DESTA VEZ, O SENADOR ALESSANDO VIEIRA, DO CIDADANIA DE SERGIPE, APRESENTOU PEDIDO CONTRA OS MINISTROS DIAS TOFFOLI E ALEXANDRE DE MORAIS POR CRIME DE RESPONSABILIDADE. LOC: O SENADOR ALEGA QUE AMBOS COMETERAM ABUSO DE AUTORIDADE AO INICIAREM UM INQUÉRITO PARA INVESTIGAR INJÚRIAS CONTRA MINISTROS DO STF SEM A PARTICIPAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO. MAIS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. (Repórter) O pedido de impeachment contra os dois ministros foi protocolado nesta terça-feira pelo senador Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe. A decisão foi tomada, segundo o senador, após a manifestação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que enviou pediu o arquivamento do inquérito aberto pelo STF sobre casos de injúria contra o Supremo, devido à exclusão do Ministério Público na investigação. Para Alessandro, os ministros estão seguidamente cometendo abusos que ameaçam a democracia, violando o devido processo legal, e o Senado deve intervir. (Alessandro Vieira) 18H07 Hoje, dez brasileiros receberam em suas casas busca e apreensão deflagradas em ações ilegais, claramente sem nenhuma motivação, claramente sem nenhuma razoabilidade. Essa é a primeira questão: o que eles querem esconder?... que tamanho terá o Senado da República? Se nós vamos nos colocar à altura do desafio de garantir equilíbrio institucional para a nossa Nação ou se vamos nos submeter aos abusos, porque os abusos vão, cada vez mais, em crescente. Não é segredo que é assim que acontece. (Repórter) Neste mês, o senador Marcos do Val do Cidadania do Espírito Santo também protocolou um pedido de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes por crime de responsabilidade, sobre influência indevida do ministro no processo de instalação de um complexo industrial em Diamantino, em Mato Grosso. Marcos do Val e Alessandro Vieira também atuam na aprovação do pedido de instauração da CPI para investigar Tribunais Superiores. Segundo o presidente Davi Alcolumbre, a decisão sobre a abertura da CPI será da maioria do Plenário. (Marcos do Val) Nós estamos fazendo tudo o possível e o impossível para poder dar resposta que a sociedade tá querendo o Senado Federal não está parado não está de braços cruzados nós estamos aqui lutando e batalhando por um Brasil melhor. (Repórter) O pedido de impeachment segue para a Mesa Diretora e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, deve decidir se ele será arquivado ou se terá prosseguimento.

Um novo pedido de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal foi protocolado no Senado. Desta vez, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou pedido contra os ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes por crime de responsabilidade. O senador alega que ambos cometeram crime de responsabilidade ao iniciarem um inquérito para investigar injúrias contra ministros do STF extrapolando o processo legal. Ouça mais detalhes na reportagem de Paula Groba, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Abuso de Autoridade  Cidadania  CPI  Crime de responsabilidade  Davi Alcolumbre  Democracia  Dias Toffoli  Espírito Santo  Gilmar Mendes  Impeachment  Institucional  Mato Grosso  Ministério Público  Senado Federal  Senador Alessandro Vieira  Senador Davi Alcolumbre  Senador Marcos do Val  Sergipe  Supremo Tribunal Federal  Alexandre de Moraes 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo