Passageiro já pode ser compensado por atraso em voo superior a 1h — Rádio Senado

Passageiro já pode ser compensado por atraso em voo superior a 1h

LOC: O passageiro já pode exigir compensação da companhia aérea em caso de atraso no voo superior a uma hora.

LOC: Algumas das novas regras da agência nacional de aviação civil, em vigor desde o último domingo, estão previstas em projetos apresentados pela senadora serys slhessarenko. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:

TÉC: (0615A08 ¿ ADRIANO / SERYS ¿ 1¿47¿) Atenção, senhores passageiros: vocês agora podem exigir da empresa aérea uma série de direitos se houver problemas no embarque. De acordo com uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC, que entrou em vigor recentemente, se o vôo atrasar mais de uma hora, você deverá ter acesso a telefone e e-mail; mais de duas horas, alimentação adequada; e mais de quatro horas, acomodação em hotel. Tudo bancado pela companhia aérea. As empresas também deverão fazer compensações nos casos de cancelamento de voo ou venda de passagens acima da capacidade do avião, o chamado overbooking. Essas medidas estão previstas em dois projetos que foram apresentados pela senadora Serys Slhessarenko, do PT de Mato Grosso. E Serys elogiou a iniciativa da ANAC. (SERYS) Os passageiros estavam totalmente sem proteção. São normas que vêm proteger o passageiro. E eu vinha lutando por isso há muito tempo; tem cinco anos. (REPÓRTER) Serys Slhessarenko diz que vai continuar lutando para que as propostas apresentadas por ela se transformem em lei, mesmo com a entrada em vigor das regras da Agência Nacional de Aviação Civil. (SERYS) Uma coisa são normas, que pode chegar uma outra direção da ANAC e pode destituí-las, deixarem de existir, porque são normas. Agora, lei é lei, porque daí isso passa a fazer parte do Código de Aviação. E aí a coisa não tem volta. (REPÓRTER) Os projetos foram reunidos em apenas um texto, que foi aprovado pelo Senado em março deste ano e enviado para a Câmara dos Deputados. Além de reembolso nos casos de atraso de voos ou overbooking, a proposta prevê indenização ao passageiro se houver problemas com a bagagem: dano, extravio ou demora na entrega superior a 30 minutos. 

15/06/2010, 01h06 - ATUALIZADO EM 15/06/2010, 01h06
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00