Jovens senadores votam sugestões de leis em sessão de encerramento — Rádio Senado
Jovem Senador

Jovens senadores votam sugestões de leis em sessão de encerramento

Os 27 vencedores do concurso Jovem Senador se despediram do Senado Federal nesta sexta-feira (23), após participarem de atividades típicas de um parlamentar ao longo da semana. O projeto foi encerrado com a sessão de votação de três projetos elaborados pelos jovens senadores nas Comissões. Os textos foram aprovados e seguirão para análise da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa como sugestões legislativas. Se aprovadas pelos senadores da CDH, as propostas poderão tramitar como projetos de lei do Senado.

23/11/2018, 19h04 - ATUALIZADO EM 26/11/2018, 10h03
Duração de áudio: 02:31
Plenário do Senado durante sessão destinada à votação dos projetos do Programa Jovem Senador 2018.

Uma das propostas, cria a Semana Nacional de Combate e Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Outra criminaliza a introdução de espécime vegetal exótica no país. A terceira inclui na legislação o princípio do respeito à diversidade no ambiente escolar.

Se aprovadas pelos jovens senadores em Plenário, as propostas serão analisadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e, se admitidas, tramitarão como projetos de lei.

Em pronunciamento, à bancada, 2º colocado, Matheus Moura Carabolante (SP).

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC:. DURANTE OS CINCO DIAS DA EDIÇÃO DE 2018, OS 27 ESTUDANTES TIVERAM A EXPERIÊNCIA DE VIVENCIAR A ROTINA DE UM SENADOR. LOC: AO TODO, TRÊS PROPOSTAS FORAM CRIADAS E VOTADAS PELOS PRÓPRIOS JOVENS SENADORES. TODAS ELAS FORAM APROVADAS. REPÓRTER ADRIAN ALENCAR. TÉC: Os 27 vencedores do concurso Jovem Senador se despediram do Senado Federal, após participarem de atividades típicas de um parlamentar ao longo da semana. A oitava edição do Projeto Jovem Senador encerrou com a sessão de votação de três projetos elaborados pelos jovens senadores nas Comissões Cecília Meireles, Nísia Floresta e Sobral Pinto. O jovem senador do Rio de Janeiro, Leonardo Coelho contou que o concurso deu a oportunidade aos estudantes de conhecer melhor como funciona o trabalho de um senador da República. (Leonardo) Foi maravilhoso aprender um pouco mais sobre a atividade parlamentar, sobre como funciona o processo de construção das leis do nosso país e isso é algo que pouca gente tem, a oportunidade de viver e a gente viveu isso de uma forma tão intensa que eu só tenho a agradecer a todo mundo que fez isso valer a pena. (Repórter) Para Luana Coutinho, representante do estado do Pará, o Projeto Jovem Senador a fez abrir os olhos para o trabalho de um parlamentar, e que esse pensamento será repassado a outras pessoas. (Luana) Muitas pessoas acham que os deputados e os próprios senadores não fazem nada mas isso não é verdade, o trabalho deles é muito intenso, é uma rotina muito cansativa e foi bom para nós vivenciarmos isso porque estamos passando pra outros jovens uma visão diferente de mundo, de Brasil, de política. (Repórter) O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, foi o autor de um projeto que implementou o concurso Jovem Senador. Ele acredita que a iniciativa traz benefícios para a sociedade, ao permitir que os jovens debatam sobre política. (Paulo Paim) Sabe como que vai dar certo? É se nós soubermos defender a democracia, a liberdade, a justiça, o direito de vocês debaterem política. Querem proibir a juventude de debater política, por favor, debatam política sempre, na escola, onde tiverem trabalhando, nas caminhadas que fizerem ao longo de suas vidas. (Repórter) Os três projetos votados pelos jovens senadores foram aprovados e seguirão para análise da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e, se aprovados, poderão tramitar como projetos de lei no Senado. Com supervisão de Tiago Medeiros, da Rádio Senado, Adrian Alencar.

Ao vivo
00:0000:00