Mercosul

Parlasul fará seminário sobre corredores bioceânicos

01:29Parlasul fará seminário sobre corredores bioceânicos

Transcrição LOC: PARLAMENTO DO MERCOSUL FARÁ SEMINÁRIO SOBRE CORREDORES BIOCEÂNICOS LOC: PROJETO PRETENDE INTERLIGAR OS OCEANOS ATLÂNTICO E PACÍFICO, CRUZANDO BRASIL, ARGENTINA, PARAGUAI E CHILE. REPÓRTER PEDRO PINCER: (Repórter) O Parlamento do Mercosul discutiu nesta segunda-feira a realização de seminários e a atual situação política da Bolívia, que tem eleições presidenciais marcadas para outubro de 2020. O senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, atual presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, defendeu que o órgão promova um seminário sobre corredores bioceânicos na América do Sul, em especial a chamada Rota Bioceânica. O encontro virtual será entre os dias 15 e 20 de agosto. Para Nelsinho Trad, que também é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, a rota vai reduzir o valor do transporte de mercadorias brasileiras ao mercado asiático. (Nelsinho Trad) É uma rota que vai encurtar em oito mil quilômetros marítimos a distanciado nosso país até o continente asiático, além de baratear o frete entre 40 e 60%, dependendo do tipo de produto. Eu estou muito feliz porque essa Rota Bioceânica vai transformar o perfil socioeconômico de muitas regiões do nosso país e dos país nos quais ela vai passar (Repórter) O senador destaca que a iniciativa deve desenvolver a economia e favorecer as exportações. (Nelsinho Trad) Vai esquentar o movimento econômico, as exportações para o continente asiático tendem a aumentar e nada melhor do que você dar uma opção competitiva para que isso ocorra. (Repórter) Também participaram da reunião virtual representantes da Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Venezuela. A próxima reunião da Mesa Diretora do Parlasul foi agendada para 31 de agosto.

O Parlamento do Mercosul discutiu nesta segunda-feira (27) a situação política da Bolívia, que deve realizar eleição presidencial em outubro de 2020.  O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, defendeu que o órgão promova um seminário sobre corredores bioceânicos na América do Sul, em especial a chamada Rota Bioceânica. O repórter Pedro Pincer tem os detalhes.

TÓPICOS:
Argentina  Bolívia  Chile  Comissão de Relações Exteriores  Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional  Defesa Nacional  Economia  Eleições  Exportações  Mato Grosso  Mato Grosso do Sul  Mercosul  Paraguai  Parlasul  Política  PSD  Relações Exteriores  Senador Nelsinho Trad  Uruguai  Venezuela 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo