Parlasul deve fiscalizar obras feitas com recursos do bloco, propõe Zambiasi — Rádio Senado

Parlasul deve fiscalizar obras feitas com recursos do bloco, propõe Zambiasi

LOC: O PARLAMENTO DO MERCOSUL DEVE FUNCIONAR COMO UM FISCALIZADOR DAS OBRAS REGIONAIS FINANCIADAS COM RECURSOS DO BLOCO.

LOC: PARA ISSO O SENADOR SERGIO ZAMBIASI, DA REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO LEGISLATIVO COMUM, QUER QUE OS GESTORES DOS FUNDOS SEJAM SABATINADOS PELO PARLAMENTO. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TEC: O senador Sergio Zambiasi, do PTB do Rio Grande do Sul, vai propor que o Parlamento do Mercosul participe da escolha dos gestores dos recursos dos fundos de desenvolvimento do bloco. A intenção é ampliar a participação do Parlamento nas ações do Mercosul, com a fiscalização dos recursos investidos para acabar com as desigualdades entre os países membros do bloco e também na escolha dos gestores, por meio de sabatina e votação, como já acontece no Senado brasileiro, que é responsável por aprovar, por exemplo, as indicações para diretorias de agencias reguladoras. (Sergio Zambiasi-1) Já sugeri a mesa que se tratasse desse assunto , que se colocasse esse assunto de maneira que as autoridades do MERCOSUL indicadas pelos paises sejam sabatinas no parlamento do MERCOSUL e votadas. Porque essa uma forma também do parlamento associar-se a essa responsabilidade e trabalhar o protagonismo da cidadania às ações dos executivos. (Ana) hoje o fundo de convergência estrutural do Mercosul, o Focem, já conta com quase um milhão de dólares em projetos para o desenvolvimento em países do Mercosul. 400 milhões já estão liberados para projetos em andamento e a outra parte corresponde a investimentos que foram aprovados e aguardam o início das obras. Além do Focem, o Mercosul prevê a implantação de outros fundos e, por isso, Sergio Zambiasi acredita que a escolha dos gestores precisa ser feita com cuidado para garantir a transparência e a boa aplicação dos recursos públicos. (Sergio Zambiasi-2)  Estão sendo criados outros fundos, como o fundo da agricultura familiar, o fundo da educação então no futuro teremos um orçamento muito grande e que exigem fiscalização e acompanhamento (Ana) a proposta sobre a aprovação do nome dos gestores deve ser apresentada para o conselho do MERCOSUL na próxima reunião plenária em outubro.
14/09/2010, 10h56 - ATUALIZADO EM 14/09/2010, 10h56
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00