Parlamentares pedem mais atenção à preservação do bioma — Rádio Senado

Parlamentares pedem mais atenção à preservação do bioma

LOC: ARATICUM, ARAÇÁ, BURITI, MUTÂMBA, MANGABA, PEQUI, BURITI, GABIROBA, BARÚ, JENIPAPO E JATOBÁ.... ESSAS SÃO ALGUMAS DAS RIQUEZAS PRODUZIDAS POR UMA DAS REGIÕES MAIS BELAS, E AINDA ASSIM, MAIS AMEAÇADAS DO BRASIL: O CERRADO. 

LOC: NESTE 11 DE SETEMBRO, DIA NACIONAL DO CERRADO, ESSE BIOMA QUE OCUPA UM QUARTO DO TERRITÓRIO NACIONAL, SOFRE COM O INCÊNDIO E O DESMATAMENTO. SÃO MILHARES DE QUILOMETROS QUADRADOS DESVASTADOS.  

LOC: NO SENADO, OS PARLAMENTARES PEDEM ATENÇÃO ESPECIAL A ESSA REGIÃO E DEFENDEM A APROVAÇÃO DE UM PROJETO QUE TORNA O CERRADO PATRIMONIO NACIONAL. 

TEC: Conhecido como ¿ o berço das águas¿ o cerrado brasileiro abriga mais de doze mil espécies de plantas e árvores, é o segundo maior bioma do Brasil, e a savana mais rica em biodiversidade do mundo. Toda esta riqueza ambiental enfrenta, neste Dia Nacional do Cerrado, uma séria ameaça. Graças ao desmatamento provocado pelo crescimento das cidades, pela extração de madeira e expansão agropecuária, além dos incêndios neste período de seca, o cerrado já perdeu quase metade de sua cobertura original, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Neste mês, o governo decretou estado de emergência ambiental em 14 estados e no Distrito Federal devido aos incêndios florestais. Até o final de agosto, 12 mil e 500 incêndios florestais haviam sido registrados em 2010. Grande parte deles nas áreas de cerrado. Em algumas regiões, como o Parque Nacional das Emas, em Goiás, o fogo arrasou mais de 90% da vegetação. E no Parque Nacional do Araguaia, no Tocantins, a superfície queimada chega a 60%. A senadora Serys Slhessarenko, do PT de Mato Grosso, alerta que o grande desafio é conciliar a atividade produtiva com a preservação do cerrado. (0929 A 12 CARDIM SERYS) ¿nós sabemos que a preservação é essencial, mas a preservação da vida também. Então o desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental tem que ser buscado o tempo todo¿. (REP) O Senador Demóstenes Torres, do Democratas de Goiás, pede apoio à sua proposta de emenda à constituição que inclui o cerrado e a caatinga como patrimônios nacionais, no mesmo nível que a floresta amazônica, a mata atlântica, a serra do mar e a zona costeira. Ele criticou o incentivo para que os produtores rurais investissem no etanol produzido a partir da cana de açúcar. (DEMÓSTENES 0908V07 34¿) Em lugar do incentivo e da conscientização para que a nova cultura ocupasse o lugar da pastagem sem necessidade de desmatamento, o governo simplesmente largou os produtres na chapada. No Brasil inteiro são 70 mil pequenos produtores agrícolas vivendo da cana, sem dinheiro, alguns partem para o que está na mão: a venda de madeira. (REP) A Proposta de Emenda Constitucional foi aprovada em dois turnos no plenário do Senado em julho e já foi encaminhada para a Câmara dos deputados. Da rádio Senado, Nara Ferreira. 

LOC: O DIA NACIONAL DO CERRADO, 11 DE SETEMBRO, SERÁ CELEBRADO ESTE ANO EM BRASÍLIA COM UMA DIVERSIFICADA FEIRA CULTURAL SOBRE O BIOMA. A MOSTRA, VOLTADA PARA A CONSCIENTIZAÇÃO E CONFRATERNIZAÇÃO, SERÁ ABERTA NESTE SÁBADO A PARTIR DAS 8H30, NO PARQUE OLHOS D´ÁGUA NA 413/414 NORTE.  

LOC: ENTIDADES AMBIENTALISTAS DO DF PRETENDEM CHAMAR A ATENÇÃO DA POPULAÇÃO PARA AS RIQUEZAS E BELEZAS DO BIOMA, COM OFERTA DE PRODUTOS DO CERRADO E APRESENTAÇÕES CULTURAIS.
10/09/2010, 11h54 - ATUALIZADO EM 10/09/2010, 11h54
Duração de áudio: 02:26
Ao vivo
00:0000:00