Parlamentares lembram atuação da bancada feminina na Constituinte — Rádio Senado
Sessão Especial

Parlamentares lembram atuação da bancada feminina na Constituinte

A participação feminina no processo de elaboração da Constituição Federal de 1988 foi tema de um debate realizado pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e Procuradoria Especial da Mulher do Senado. O evento contou com as participações de deputadas e senadoras que ajudaram na formulação da Carta Magna. A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) lembrou momentos emblemáticos do processo, como a luta pelo direito à titularidade da terra. As informações com a repórter Marciana Alves, da Rádio Senado.

07/03/2018, 19h06 - ATUALIZADO EM 07/03/2018, 19h06
Duração de áudio: 01:53
Plenário do Senado durante sessão solene do Congresso Nacional destinada à comemoração do Dia Internacional da Mulher e à entrega do Diploma Bertha Lutz em sua 17ª Premiação.

O Diploma Bertha Lutz premia anualmente mulheres e homens que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil, em qualquer área de atuação. 

Em discurso, a agraciada, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES).

Mesa:
deputada Benedita da Silva (PT-RJ);
senadora Lídice da Mata (PSB-BA);
procuradora Especial da Mulher do Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM);
senadora Simone Tebet (PMDB-MS);
deputada Soraya Santos (PMDB-RJ);
senadora Lúcia Vânia (PSB-GO).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: UM EVENTO PROMOVIDO PELA CÂMARA E PELO SENADO CELEBROU A ATUAÇÃO DA BANCADA FEMININA NA CONSTITUINTE DE 88. LOC: AS PARLAMENTARES LEMBRARAM MOMENTOS MARCANTES DA LUTA PARA A INCLUSÃO DE DIREITOS DAS MULHERES NA CONSTITUIÇÃO. REPÓRTER MARCIANA ALVES. TÉC: A instalação da Assembleia Nacional Constituinte levou as mulheres a buscarem a ampliação de direitos civis, sociais e econômicos. Trinta anos depois, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e a Procuradoria Especial da Mulher do Senado promoveram um debate para lembrar esse marco da participação feminina no Parlamento Brasileiro. O evento contou com as presenças de senadoras e deputadas, que destacaram momentos emblemáticos da elaboração da Constituição, como a luta pelo direito à titularidade da terra, destaque da senadora Rose de Freitas, do PMDB do Espírito Santo. (Rose de Freitas) Isso é um momento que eu acho que marcou a luta da mulher, olhando além das cidades, além dos sindicatos, olhando o trabalho da mulher compartilhado com sua família. (REP) Integrante da bancada feminina que ajudou na formulação da Carta Magna, a senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, acredita que a atuação política ainda é um grande desafio para as mulheres. (Lídice da Mata) Enquanto nós não mexermos nessas direções de partidos, os homens continuarão mandando e comandando as direções partidárias, e as mulheres na base, sem ter a oportunidade de crescer e de se tornarem candidatas. (REP) De acordo com um levantamento do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, oitenta por cento das reivindicações da bancada feminina foram acatadas pela Assembleia Nacional Constituinte; entre elas, a proibição da discriminação da mulher no mercado de trabalho. Por outro lado, direitos e garantias no campo sexual e reprodutivo, especialmente na questão do aborto, acabaram de fora por causa da resistência de alguns setores. Da Rádio Senado, Marciana Alves.

Ao vivo
00:0000:00