Parlamentares devem decidir se mudanças vão ser estendidas a AM e PA — Rádio Senado

Parlamentares devem decidir se mudanças vão ser estendidas a AM e PA

LOC: FICOU PARA A SEMANA QUE VEM A VOTAÇÃO DO PROJETO QUE MUDA O FUSO HORÁRIO DO ACRE DE UMA PARA DUAS HORAS EM RELAÇÃO A BRASÍLIA.
 
LOC: OS SENADORES PEDIRAM MAIS TEMPO PARA ANALISAR SUGESTÃO QUE ESTENDE A MUDANÇA A MUNICÍPIOS DO AMAZONAS E PARÁ. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA

TEC: A votação que permitiria a mudança no fuso horário do Acre foi adiada em reunião conjunta de três comissões: Constituição e Justiça, Assuntos Econômicos e Relações exteriores e Defesa Nacional. As emendas, apresentadas pelos senadores Vanessa Grazziotin do PCdoB do Amazonas, e Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, visam estender aos municípios dos dois estados a mesma mudança prevista no projeto de lei para o Acre: a volta ao fuso antigo, de duas horas em relação a Brasília. Desde a aprovação de uma lei em 2008, a diferença é de uma hora. Mas em referendo no ano passado a maioria do povo acreano decidiu que o horário deveria ser como antes. O senador Pedro Taques, autor do projeto que consolida a volta para o horário antigo explicou por que a necessidade de uma nova lei, apesar do referendo: (REP) a consulta popular tem o seu valor social, agora o decreto legislativo e o referendo não têm a força constitucional de revogar a lei de 2008, muito menos de ressuscitar, revigorar a lei de 1913 que havia sido revogada no que tange ao horário do Acre. (REP) Pedro Taques esclareceu que o projeto de lei só altera o fuso no Acre e que situações semelhantes envolvendo outros Estados não estavam incluídos. A senadora Vanessa Graziotin lembrou que municípios no Amazonas vivem a mesma situação. (Vanessa) quando mexe com o acre, mexe com outros estados que estão na mesma posição. o amazonas teve aproximadamente 10 municípios com horário modificado num projeto que veio do acre, vamos ter que rever a situação de todos. (REP) O senador Sérgio Petecão, do Acre, ficou preocupado com o adiamento (Petecão) esse problema mexe direto com a vida dos acreanos, vocês não imaginam o tanto de pessoas que estão esperando por essa reunião de hoje,. me preocupa que de repente vamos protelar mais uma vez. (REP) O relator do projeto de lei, senador Ricardo Ferraço, do Espírito Santo, disse que vai estudar as implicações de estender a alguns municípios do Pará e Amazonas as mudanças previstas no projeto de lei.
17/05/2011, 01h26 - ATUALIZADO EM 17/05/2011, 01h26
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00