Parlamentares devem começar a discutir MPs que tratam do ajuste fiscal — Rádio Senado

Parlamentares devem começar a discutir MPs que tratam do ajuste fiscal

LOC: OS SENADORES E DEPUTADOS DEVEM COMEÇAR A DISCUTIR NESTA SEMANA AS MEDIDAS PROVISÓRIAS QUE TRATAM DO AJUSTE FISCAL. 

LOC: ENTRE ELAS ESTÃO AS QUE MUDAM AS REGRAS PARA A CONCESSÃO DE DIREITOS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Nesta terça-feira, serão instaladas comissões mistas destinadas a discutirem sete medidas provisórias. Dessas, pelo menos quatro tratam do ajuste fiscal. As mais polêmicas são as que mudaram as regras para a concessão do auxílio-doença, pensão por morte, seguro desemprego e abono salarial. Somente com as novas regras, o governo espera economizar 18 bilhões de reais. O líder do PMDB, senador Eunício Oliveira, do Ceará, antecipou que dificilmente essas medidas provisórias serão aprovadas como encaminhadas pelo Palácio do Planalto. Ele ressaltou que o governo terá de negociar com o Congresso Nacional para votar os projetos relacionados ao ajuste fiscal ao citar que as MPs previdenciária e trabalhista receberam 750 sugestões de mudanças.  

(Eunício) Essas matérias serão muitos discutidas porque mexem com direitos de aposentados e de trabalhadores. Elas terão um debate e no meu entendimento elas passarão não como vieram. Elas passarão pela necessidade do ajuste fiscal. Só vale a pena fazer este sacrifício e entrar neste desgaste se o resultado for positivo para a população brasileira. 

REPÓRTER: O presidente nacional do Democratas, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, reafirmou que a oposição é contrária às mudanças na concessão dos benefícios ao lembrar que na campanha eleitoral as alterações foram negadas. 

(Agripino) Não vamos admitir a quebra da palavra da presidente da República. Ela disse e foi claríssima que não mexeria nos direitos trabalhistas nem que a vaca tussa. Será que a vaca vai tossir? Não vamos permitir que a vaca tussa. 

REPÓRTER: Serão instaladas ainda as comissões das medidas provisórias que tratam da destinação dos recursos do superávit primário reservados para o pagamento dos juros das dívidas e da correção da tabela do Imposto de Renda.
16/03/2015, 01h39 - ATUALIZADO EM 16/03/2015, 01h39
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00