Ouvidoria do Senado recebeu quase 80 mil solicitações em 2016 — Rádio Senado
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Ouvidoria do Senado recebeu quase 80 mil solicitações em 2016

15/12/2016, 14h03 - ATUALIZADO EM 15/12/2016, 14h03
Duração de áudio: 02:19
Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: A OUVIDORIA DO SENADO RECEBEU QUASE 80 MIL SOLICITAÇÕES EM 2016, ENTRE RECLAMAÇÕES, DÚVIDAS E SUGESTÕES ENVIADAS PELA POPULAÇÃO. LOC: A MAIOR PARTE DOS CONTATOS DIZ RESPEITO À SITUAÇÃO POLÍTICA DO PAÍS E À ATUAÇÃO PARLAMENTAR. A REPORTAGEM É DE ROBERTO FRAGOSO. (Repórter) Até o fim de novembro, a Ouvidoria do Senado já havia recebido 79 mil, 157 manifestações da sociedade, quase 17 mil a mais que em todo o ano de 2015. O mês com maior procura, mais de 5100 ligações, foi agosto, mês da votação final do processo de impeachment, o que reflete os temas mais abordados: a situação política do país, seguida de atuação parlamentar, gestão e impostos. A ouvidora do Senado, Lúcia Vania, senadora pelo PSB de Goiás, explicou que somente 3% das demandas ainda não foram solucionadas e estão dentro do prazo, graças à ouvidoria, que centraliza todos os questionamentos dos cidadãos para que nenhum fique sem resposta. (Lúcia Vânia) O importante nesse papel da ouvidoria é fazer com que nenhuma pergunta seja perdida pelo caminho. Todas são respondidas como forma de demonstrar o respeito da Casa com o pleito do cidadão. Fazendo com que as respostas sejam efetivas, não caiam no gabinete dos senadores sem que haja uma comunicação, sem que haja uma solicitação para que a resposta seja feita. (Repórter) O Senado renovou a cooperação com as ouvidorias da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União, que vem permitindo, de acordo com o ministro Aroldo Cedraz, que presidiu o tribunal nos últimos dois anos, um trabalho mais eficiente dos órgãos. (Aroldo Cedraz) Esses passos ajudarão a que tenhamos no Brasil o efetivo controle social, que é o mais importante de todos. O compartilhamento de base de dados permitirá agora a redução dos custos atualmente pulverizados pelos diversos órgãos públicos e ao mesmo tempo favorecerá a melhoria da qualidade e a confiabilidade dos dados no Brasil. (Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, destacou que a cooperação no Legislativo facilitou e acelerou o acesso do cidadão à informação. (Renan Calheiros) Qualquer decisão que seja quando tomada sem base em informações seguras será sempre um tiro no escuro é por esse motivo que cada vez mais é importante a obtenção a organização análise a interpretação de dados. Em um órgão como a ouvidoria muito se fazem necessárias ferramentas que otimizem as tarefas para as quais se destina como oferecer respostas urgentes e corretas as demandas da população. (Repórter) Outros temas questionados pelos cidadãos por meio da ouvidoria em 2016 foram funcionalismo público, direito penal, processo legislativo, trabalho e emprego, segurança pública e previdência social.

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