Outubro Rosa ressalta importância de se detectar o câncer de mama — Rádio Senado

Outubro Rosa ressalta importância de se detectar o câncer de mama

TERMINA HOJE O OUTUBRO ROSA, CAMPANHA INTERNACIONAL QUE CHAMA A ATENÇÃO PARA A NECESSIDADE DE AS MULHERES DETECTAREM PRECOCEMENTE O CÂNCER DE MAMA.

E O SENADO PARTICIPOU. DURANTE O MÊS INTEIRO, O CONGRESSO NACIONAL SE ILUMINOU DE COR DE ROSA PARA ALERTAR PARA A DOENÇA QUE MATOU 13 MIL BRASILEIRAS EM 2010.

TÉC: Os brasileiros até hoje se lembram de uma propaganda de televisão do final dos anos 80. Nela, a atriz Cássia Kiss ensina as mulheres a apalpar os seios, como forma de elas próprias detectarem o câncer. Era um anúncio de utilidade pública produzido pela Sociedade Brasileira de Mastologia e pelo Ministério da Saúde.

(KISS) “Examinando os seus seios a cada 30 dias, você pode descobrir caroços, alterações no formato ou perda de líquido. Quanto mais cedo o câncer da mama for descoberto, maiores as chances de cura”.

(REP) O anúncio foi tão eficaz que os brasileiros até hoje acreditam que o autoexame é a melhor maneira de se encontrar o tumor. Nas redes sociais, a expressão “autoexame” foi uma das mais populares no mês. Apesar das boas intenções, o médico Arn Migowski (MIGÓVISKI), sanitarista e epidemiologista do Inca, o Instituto Nacional de Câncer, alerta que o autoexame era, sim, recomendado na época do comercial de Cássia Kiss, mas hoje está ultrapassado.

(Migowski): Foi provado que não era eficaz na redução da mortalidade por câncer de mama. Tem grandes estudos de cerca de 10 anos atrás que pelos resultados mostraram que não teve um efeito segundo se esperava. Tem muito exame desnecessário que é feito para investigar depois. É por isso que a gente não recomenda o ensino desse autoexame. (REP) Atualmente, a mamografia é considerada mais eficaz na detecção precoce do câncer. Enquanto o autoexame identifica apenas nódulos grandes, a mamografia, mais precisa, permite visualizar tumores que ainda medem milímetros. O médico Ruffo de Freitas Júnior, um dos diretores da Sociedade Brasileira de Mastologia, aponta outro problema do autoexame:

(Ruffo) Nós passamos a ela a responsabilidade de detectar um tumor e se ele tiver sido detectado numa fase mais avançada, a responsabilidade é dela. Quando ela assume a responsabilidade, aumenta a ansiedade.

(REP) Médico, o senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, lamenta que, apesar da importância da mamografia, muitas brasileiras, especialmente as do Norte e do Nordeste, ainda não tenham fácil acesso ao procedimento.

TEC:"É lamentável que ainda haja uma incidência muito forte de câncer de mama, e, às vezes, já como metástase, o que é pior. Dêem atenção! Mesmo que talvez, às vezes, com sacrifício, já que, infelizmente, em muitos estados, o acesso à mamografia é difícil”

(REP) A mamografia nada mais é do que um raio-X da mama. Na rede privada de saúde, os médicos recomendam que as mulheres façam o exame todo ano a partir dos 40 anos. Na rede pública, os exames clínicos começam aos 40 e a mamografia é indicada a partir dos 50, uma vez a cada dois anos. O câncer de mama é o que mais mata brasileiras, atrás apenas do câncer de pele: 13 mil morreram em 2010 por causa da doença.
31/10/2013, 11h50 - ATUALIZADO EM 31/10/2013, 11h50
Duração de áudio: 03:03
Ao vivo
00:0000:00